+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Seleção de 23 bolsas de pós-graduação para estudantes do interior do Amazonas

Profissionais graduados residentes no interior do Amazonas têm uma oportunidade a mais para realizar um curso de pós-graduação na capital ou em outro Estado da Federação. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) abriu as inscrições para o edital do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização). Ao todo, são oferecidas 23 bolsas, sendo oito de doutorado e 15 de mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de fevereiro e os recursos financeiros destinados ao edital são de cerca de R$ 1,7 milhão.

As bolsas são destinadas aos alunos que pretendem fazer pós-graduação em programa credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os interessados em participar do processo devem apresentar os seguintes documentos: cópias impressas do formulário de apresentação de proposta on-line e complementar, que estão disponíveis no sistema SIGFAPEAM, a carta de anuência e a portaria de liberação da instituição com a qual o proponente mantém vínculo empregatício, o comprovante de que reside no interior nos últimos cinco anos, o currículo Lattes e do diretório do grupo de pesquisa, ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cadastro no banco de pesquisadores da FAPEAM, a carta de aceite institucional ou comprovante de matrícula e o diploma de graduação.

Programa ajuda a formar recursos humanos para o interior

Segundo o pesquisador residente no município de Itacoatiara (distante 175 km de Manaus) Emerson Silva, que participou do programa em 2009, o RH-Interiorização é importante porque permite que estudantes que não têm recursos para se manter na capital ou em outros Estados possam concluir seus estudos.

Ao longo de 12 meses, Silva recebeu, mensalmente, uma bolsa de R$ 1.356 para realizar sua pós-graduação em Matemática, que é oferecida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para mais informações, visite: http://www.fapeam.am.gov.br/edital.php?cod=124

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Compartilhe:

    Próximos Eventos