+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Segunda (24) tem live sobre a expansão da escrita criativa como área de pesquisa na PB

“A expansão da escrita criativa como área de pesquisa” é o tema da Live Fapesq que será transmitida ao vivo no dia 24 de maio, às 17h, no canal do YouTube da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (https://www.youtube.com/channel/UCG5mb59cdFS0kJGr01ZEGpg). Participam Assis Brasil, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Ana Marinho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Carlos Magalhães, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A mediação é do escritor e jornalista Tiago Germano.

“A ideia é a gente conversar sobre a escrita criativa como área de pesquisa dentro das letras, estabelecendo pontes entra as instituições de ensino superior daqui (UFPB e UEPB) e a PUC-RS, visando a possibilidade de um futuro cenário de cooperação acadêmica entre elas”, antecipa o mediador.

A PUC-RS é pioneira na criação de uma pós-graduação nesta área, com um mestrado e um doutorado criados a partir de um curso de escrita criativa ministrado há mais de 30 anos por Assis Brasil. Ana Marinho e Carlos Magalhães vão falar do interesse pelo tema nas universidades paraibanas.

A conversa também vai elucidar dúvidas sobre a própria escrita criativa, um campo de estudos relativamente novo. “Muita gente no mercado fala de escrita criativa como se ela fosse somente um tipo de escrita que fosse além do critério técnico (como a escrita jornalística ou acadêmica, por exemplo), sem enxergar as potencialidades que a área possui”, afirma Germano. “Essa resistência também é uma resistência dos escritores, que são muito adeptos à hierarquização da arte literária, e pensam na escrita criativa como uma ‘subcategoria’ da escrita literária. Acho que a live vai ser importante pra que os professores possam comentar essas confusões”.

LIVE FAPESQ

No Canal da FapesqPB no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCG5mb59cdFS0kJGr01ZEGpg)

Segunda, 24 de maio, às 17h

Fonte: Fapesq em 24/05/2021

Próximos Eventos