Giro nos Estados

Seduc e Seciteci definem a realização de evento unificado no MT

O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e inovação (Seciteci), Luzia Helena Trovo, e equipes se reuniram na manhã desta segunda-feira (15.06) para discutir a realização de um evento unificado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante a 12ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT 2015), um dos mais importantes eventos de divulgação científica do Brasil, serão realizados dois eventos paralelos: a II Feira de Ciências na Escola e a VII Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação unificada ocorre entre os dias 6 e 8 de outubro, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

De acordo com Permínio Pinto, a proposta, diferenciada, foi idealizada para ser instrumento tanto de desenvolvimento como de fomento do estudo das duas áreas do conhecimento. “A partir de hoje, equipes técnicas das duas secretarias se reunirão para acertar todos detalhes, e em breve serão divulgados os regulamentos”, destacou.

Durante o evento, serão apresentadas diversas atividades que acontecem ao longo do ano, como exemplo a exposição dos projetos de pesquisa selecionados para a Feira de Ciências na Escola e os trabalhos aprovados para a VII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos da educação básica e da educação profissional de nível técnico, de Mato Grosso.

A intenção também é promover a integração entre as instituições de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento de novos conhecimentos e a aplicação de novas tecnologias.

Expectativas

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada estado, existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino, entre outros.

No último ano, a A SNCT alcançou a marca de aproximadamente 108 mil atividades realizadas, superando o recorde anterior de 34 mil ações em todo o País. O Ministério trabalha com a meta de que pelo menos mil municípios participem da SNCT 2015. No ano passado, 902 cidades realizaram atividades. Em Mato Grosso, foram realizadas cerca de 150 atividades, em 22 municípios.

Fonte: SECITECI-MT

Próximos Eventos