+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sedetec realiza primeiro Fórum do Setor Financeiro de Sergipe

Bancos anunciam que irão aplicar mais de R$ 8 bilhões na Economia Sergipana até o final de 2012.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) reuniu nesta quarta-feira, 15, instituições financeiras, que atuam no Estado, para a realização do I Fórum do Setor Financeiro de Sergipe. O encontro surge com a proposta de reforçar o foco do Governo estadual na intensificação do fomento à implantação e ampliação de indústrias e negócios em Sergipe. Participaram também do Fórum a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), empresas vinculadas à Secretaria.

Presentes na reunião, o gerente geral do Banco do Brasil (BB), Romeu Schiavon; o diretor de Crédito de Desenvolvimento do Banese, Edson Caetano; o gerente geral de negócios da Caixa Econômica Federal (CEF), César Augusto Siqueira; o superintendente do BicBanco, Marcelo Dias; o superintendente do Banco do Nordeste (BNB), Antônio César de Santana; e o administrador do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Rodrigo Almeida de Aguiar, apresentaram as funcionalidades dos bancos, os orçamentos, projetos sócio-ambientais, investimentos, bem como as perspectivas e projetos de expansão para o Estado.

O secretário Saumíneo Nascimento, da Sedetec, avaliou ser essencial ter acesso aos números apresentados pelos bancos, pois eles proporcionam uma troca de informações entre o Governo e as instituições financeiras, reforçando a parceria já existente. “Entender a funcionalidade da atuação dos bancos aqui no Estado e abrir um diálogo para que eles também entendam a dinâmica econômica pela qual passa a Secretaria é muito importante”, explica.

Saumíneo lembra que o Governo de Sergipe, por intermédio da Sedetec, tem intensificado nos últimos anos o fomento a implantação e ampliação de indústrias e negócios em nosso Estado, utilizando incentivos dispostos no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). “Esse Fórum possibilita ainda incrementar a interação entre as instituições financeiras e as indústrias que já atuam no mercado, além das que pretendem se instalar em Sergipe”, informa.

O diretor do Banese Edson Freire Caetano destacou a iniciativa da Sedetec em reunir as instituições financeiras. “O Fórum agregou o setor bancário que, através dos seus recursos, é um contributivo excepcional para o desenvolvimento do Estado. Uma ação dessa natureza é fundamental e digna por parte da secretaria”, ressaltou.

“Os assuntos em pauta foram muito bem colocados: os números dos bancos e suas expectativas para o próximo ano, além do que tem sido feito não só no segmento produtivo, mas sócio-ambiental. A nossa visão é uma só: todos apostam em Sergipe e na sua classe empresarial”, comentou Antônio César do BNB.

De acordo com os balanços apresentados, os bancos têm a perspectiva de fechar o ano de 2012 com mais de R$ 8 bilhões investidos na economia sergipana. “Isso é uma demonstração clara de que o Estado está em franco processo de expansão de suas atividades econômicas e as instituições financeiras são grandes parceiras para apoiar esses investimentos produtivos”, concluiu o secretário.

Parcerias

Durante o Fórum, o diretor-presidente da Codise, Décio Portella e o presidente da Jucese, Vinicius Mazza, fizeram apresentações sobre suas funcionalidades dentro do Governo, explanando dados e números, colocando-se à disposição para futuras parcerias. Na oportunidade, o superintendente do BNB, Antônio César de Santana, fez questão de elogiar o trabalho realizado pela Junta que resultam em melhorias físicas e processuais realizadas na atual gestão.

Fonte: Ascom – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia – Sergipe

Próximos Eventos