+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sedetec e MDIC realizam curso para Formação de Agentes do Comércio Exterior

Teve início nesta terça-feira, 16, o curso para Formação de Agentes do Comércio Exterior, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O evento segue até o próximo dia 18, nos turnos da manhã e tarde, com o objetivo de promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora nos Estados para desconcentrar, regionalmente, as exportações brasileiras.

São 22 estados participantes do PNCE, com cinco eixos de atuação: cultura exportadora, inteligência comercial e competitiva, ambiente de negócios, diversificação e qualificação da pauta exportadora e promoção comercial. Em Sergipe, os representantes do MDIC Miguel Marques da Silva e Luciana Rodrigues de Almeida são os monitores do curso. “O workshop faz parte do programa de desenvolvimento da Cultura Exportadora do MDIC e queremos capacitar profissionais que possam repassar conhecimento para evoluir essa cultura no país”, explica Miguel.

O programa envolve uma seqüência de temas relacionados ao comércio exterior, com teoria e prática, onde os participantes desenvolverão atividades e pesquisa de mercado, testando as várias ferramentas on-line, de simples acesso, para auxiliá-los nesse processo e facilitar a inserção de empresas brasileiras no mercado internacional.

De acordo com a diretora técnica da Sedetec, Sudanês Barbosa, o curso foi programado pelo Governo do Estado, através do plano de exportação da Secretaria, e é o segundo proporcionado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior neste ano, além dos já programados para 2013. “A formação desses agentes é muito importante para fomentar a cultura de exportação dentro das empresas e potencializar as habilidades desses profissionais, com o conteúdo totalmente voltado para o tema Comércio Exterior e propriedade intelectual”, disse.

Participam do curso empresas que atuam no ramo de exportação – em contato com pequenas empresas – como Sebrae, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, além de empresas particulares e de técnicos de governo de Sergipe.

Fonte: Ascom – Sedetec – Sergipe

 

Próximos Eventos