+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sedetec e ITPS visitam sede do Inmetro no Rio e definem eventos para Sergipe

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, visitou nesta quarta-feira, 25, a sede do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), localizada no Rio de Janeiro. Acompanhado do gerente executivo de Metrologia e Qualidade do Instituto Tecnológico e de Pesquisa de Sergipe (ITPS), Miguel Ângelo Seixas, e da diretora administrativa, Maria do Céu Paixão, Saumíneo foi recebido pelo presidente do Inmetro, João Alziro Herz, e toda a diretoria, para tratarem sobre as parcerias existentes em Sergipe, entre os institutos, e as ações a serem ampliadas.

Na ocasião, o secretário fez uma breve explanação das ações da Sedetec e suas vinculadas, ressaltando especialmente o ITPS, que em 2013 irá comemorar seus 90 anos de serviços prestados à sociedade. “Discutimos sobre a realização de dois eventos importantes do Inmetro que vão acontecer em Sergipe este ano, negociamos a realização de uma capacitação específica em barreiras comerciais, a fim de atender as demandas do comércio exterior sergipano, discutimos a ampliação da oferta de capacitações no segmento de atuação do Inmetro e ainda a ampliação das atividades delegadas exercidas pelo órgão Federal”, destacou Saumíneo que entregou uma edição da revista ‘Política de Desenvolvimento Industrial de Sergipe’ ao presidente do Inmetro e recebeu dele uma via do Relatório de Atividades do instituto nos últimos três anos.

Para Miguel Ângelo, a visita foi muito satisfatória e serviu para estreitar ainda mais os laços de parceria entre as duas instituições, visando ampliar o leque de atuação do órgão Federal no Estado. “O ITPS enquanto delegado do Inmetro em Sergipe, já atua na área de verificação metrológica e, agora, esperamos ampliar esse convênio, a fim de que os laboratórios do ITPS possam dar apoio e suporte às demandas do Inmetro”, disse o diretor, que juntamente com a comitiva visitou os laboratórios do campus avançado do Inmetro, localizado em Xerém, no Rio de Janeiro. “Foi muito proveitoso constatar que o país está muito bem equipado em termos de metrologia legal”, ressalta.

Também presente na visita, a diretora Administrativa e Financeira do ITPS, Maria do Céu Paixão, ressaltou a receptividade com que foram recebidos no Inmetro. “Tivemos toda a atenção dos técnicos, diretores e presidência do órgão nessa visita que ressaltou o quanto é importante e de extrema relevância o convênio mantido entre as duas instituições”, observa.

Após a reunião, os gestores da Sedetec e do ITPS fizeram uma visita nos laboratórios do Inmetro, acompanhados pelos diretores do Instituto. “Ficou evidenciada a competência científica que o INMETRO possui, face os seus crescentes investimentos em inovação e tecnologia”, revela Saumíneo Nascimento.

Eventos

Durante a visita ao Inmetro ficou definido a realização de dois eventos em Sergipe, ainda nesse segundo semestre do ano. O primeiro acontece entre os dias 10 e 14 de setembro e trata-se da Reunião Regional Nordeste, que irá discutir o aprimoramento do planejamento técnico e financeiro para o período de setembro a dezembro de 2012 e ainda do ano de 2013, com a participação dos integrantes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro. 

Já em outubro, em data a ser definida, Sergipe vai sediar o Encontro Técnico Nacional da Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro, com os técnicos que integram a rede. O evento tem como objetivo discutir as atividades e procedimentos relacionados à área, novos regulamentos para consultas públicas e o aprimoramento de entendimentos atuais sobre regulamentos técnicos e metrologia em vigor ou ainda que estejam em fase de regulamentação.          

Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País. Dentre as suas competências, destacam-se a execução das políticas nacionais de metrologia e da qualidade; a verificação da observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos; e a promoção do uso da técnica de gestão da qualidade nas empresas brasileiras.

Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos