Giro nos Estados

Sedetec assessora municípios sergipanos para projeto de inclusão digital

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) está assessorando gestores municipais de Sergipe para que possam participar do projeto ‘Município Digital’, desenvolvido pelo Governo Federal. A iniciativa consiste em formar uma rede de comunicação e um conjunto de aplicações para modernizar a administração e otimizar os serviços prestados pelos municípios, através do fomento à elaboração e implantação de projetos de Inclusão Digital, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A ação tem por finalidade promover acesso às tecnologias de informação e comunicação e ao acervo de conhecimentos, contribuindo com a inclusão social, a fim de atender as comunidades, jovens estudantes e outros segmentos da sociedade. Para isso, a Sedetec, junto com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), está assessorando os municípios sergipanos a fim de que sejam habilitados a participarem da seleção do edital, por meio da  apresentação dos seus pré-projetos, que deverão ser entregues no próximo dia 20 de setembro.

De acordo com o assessor da Sedetec, Célio Martins, os projetos selecionados pelo MCTI serão conhecidos no dia 05 de outubro. Já a partir do dia 06 haverá a assinatura do termo de convênio e liberação dos recursos para que os municípios possam fazer a licitação e implantação do programa. “Os municípios que aderirem ao projeto estarão contribuindo para a atração de empreendimentos. A criação de um ambiente digital, com serviço de qualidade e gratuito, é propício a atração de empresas que necessitem de alta tecnologia”, reforça.

O projeto ‘Município Digital’ prevê a construção de rede metropolitana digital para interligar órgãos, instituições públicas de diversos níveis de governo e organizações públicas locais, além de aumentar a eficiência administrativa e ampliar o acesso dos cidadãos a serviços públicos e à acesso gratuito a rede internet para toda população.

“Vale ressaltar que esta ação da Sedetec tem convergência com Plano Plurianual de Sergipe (PPA-2012-2015), cujo objetivo do governador Marcelo Déda é incluir para desenvolver, tendo a missão de Promover a erradicação da miséria e o desenvolvimento sustentável em todo o território sergipano, por meio da valorização da diversidade cultural, da gestão pública de excelência e da consolidação da democracia participativa”, explica o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento.

Saumíneo acrescenta que na dimensão estratégica do PPA-2012-2015, a carta de valores aponta a Criatividade e Inovação: ideias criativas e inovadoras que surgem da existência de desafios a serem enfrentados para atender as demandas e os problemas sociais. “É neste sentido que o Estado deve criar mecanismos que favoreçam o surgimento de soluções e alternativas para o desenvolvimento econômico e social, de forma a melhorar a prestação dos serviços públicos”, informa.

Mundo do Saber

Após instalado nos municípios, o projeto ‘Município Digital’ possibilitará a utilização de várias ferramentas, dentre elas o programa ‘Mundo do Saber’, que apresenta uma solução pedagógica para o auxílio à forma tradicional de ensino. Além disso, o programa leva a atratividade para o aprendizado dos alunos de maneira lúdica e que visa complementar as aulas convencionais ministradas na rede de ensino, facilitando a fixação e a avaliação do conteúdo aplicado em sala de aula.

Voltado basicamente para estudantes do ensino fundamental, a ferramenta disponibiliza o acesso à internet com base no desempenho dos alunos, beneficiando-os de acordo com o cumprimento das tarefas escolares e notas obtidas. Até o momento, cerca de 500 mil alunos estão envolvidos na iniciativa em várias cidades, a exemplo de Campinas, Guará, Penápolis, Santos e São José do Rio Preto, entre outras.

 Fonte: Ascom – Sedetec – Sergipe

 

Próximos Eventos