+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sedetec apresenta números e destaca investimentos feitos em Sergipe durante reunião no Sebrae

Durante reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae, ocorrida nesta quinta-feira, 20, o secretário Saumíneo Nascimento, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), apresentou os principais números e investimentos realizados nos últimos anos, durante o governo Marcelo Déda. O encontro contou com a presença do presidente Nacional do órgão colegiado, Roberto Simões, que destacou as ações a serem consolidadas pelos membros do Conselho em Sergipe.

De acordo com Roberto, o cenário geral econômico ainda aponta para os efeitos da crise de 2008, que contribui para uma provável redução do nível de crescimento da economia, influenciando no desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “Temos um papel importante em ajudar esse grupo para que não sofram tanto, por isso a necessidade constante de discutirmos as responsabilidades, a melhoria das ações, eficácia dos conselhos e de trocar experiências entre os membros”, destacou.

Durante sua apresentação, o secretário Saumíneo Nascimento fez uma breve abordagem das ações empreendidas pelo governo, a fim de atrair novos investidores para o Estado, destacando dados econômicos e de investimentos. “Sergipe apresenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Nordeste, mantém uma evolução percentual do PIB constante e positiva, além de um ritmo constante na geração de empregos”, afirmou.

Ao destacar os números relativos à abertura de empresas, Saumíneo observou que em 2006 foram abertos 3.138 novos empreendimentos, número inferior ao totalizado no ano de 2011 – de acordo com dados fornecidos pela Junta Comercial de Sergipe (Jucese) – que totalizaram a concepção de 4.803 empresas. “Os números são altamente positivos, sem falar na taxa de sobrevivência das empresas, onde Sergipe ocupa a 8ª posição de todo o país e primeira da região Nordeste”, enfatizou o secretário.

Outro ponto ressaltado durante sua apresentação foi com relação aos investimentos de infra-estrutura urbana e logística, que têm contribuído para dotar Sergipe de um maior poder de competição, frente aos outros Estados, na atração de novas empresas, além da evolução do setor de ciência e tecnologia. “Nunca antes na história do Instituto de Tecnologia e Pesquisas (ITPS) vimos um montante de investimentos como o que tem sido destinado pelo governo do Estado e que foi revertido na aquisição de equipamentos de última geração para o órgão e na contratação de pesquisadores”, afirmou José do Patrocínio, diretor-presidente do ITPS.

Fonte: Ascom – Sedetec – Sergipe

Próximos Eventos