+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

SEDET Piauí reúne IES para criação de calendário de eventos científicos

Com a proposta de promover uma integração entre as Instituições de Ensino Superior (IES) na área de eventos científicos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SEDET), por meio da Superintendência de Ciência e Tecnologia, realizou encontro que reuniu pró-reitores de pesquisa e extensão, Coordenadores de Pesquisa e Pós-Graduação de IES públicas e privadas, além de diretores de órgãos de pesquisa, como a Embrapa, para apresentar plano de ações que definam um calendário de eventos dentro do setor de Ciência e Tecnologia.

De acordo com o Prof. Francisco das Chagas Alves Lima, diretor de Unidade de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da SEDET, a criação desse calendário dará às instituições a oportunidade de cadastrar os seus eventos de pesquisa aplicada no Estado em um banco de dados nacional de Ciência e Tecnologia e, assim, dar mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no estado.
“A secretaria tem a missão de envolver todas as instituições acadêmicas nessa proposta de fortalecer o setor de pesquisa no estado e, com esse calendário, será possível também cadastrar os eventos num banco de dados organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que disponibiliza informações para todo Brasil, onde é possível ver quais estados trabalham na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. O impacto disso será muito grande e terá um resultado muito positivo não só para o Estado, mas para a própria instituição que vai ficar conhecida nacionalmente”, afirmou o diretor da SEDET.
Durante o encontro foi apresentado ainda a proposta para a realização de um fórum tecnológico onde será possível apresentar os projetos de pesquisa desenvolvidos no Estado e atrair empresários visando obter financiamento.  
“Esta é uma iniciativa bastante válida da SEDET, pois embora estando no mesmo Estado, não nos conhecemos, enquanto instituição de ensino superior. Então esse planejamento apresentado pela Secretaria é uma forma de viabilizar projetos e novas iniciativas, além de promover no Estado o desenvolvimento que tanto precisamos, já que temos um estado tão rico e ao mesmo tempo tão carente de ações de políticas públicas. Assim parabenizamos essa ação e vamos contribuir no que for preciso”, disse a pró-reitora de extensão do IFPI, Divamélia Gomes.
Fonte-SEDET´PI

Próximos Eventos