contece na cidade de Parnaíba a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), um evento público, gratuito e sem fins lucrativos, criado em 2007 e organizado voluntariamente por um Conselho de pesquisadores e professores de várias Universidades Brasileiras da área de Robótica.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) atua como representação da Olimpíada no Piauí, por meio do Gerente de Pesquisa da pasta, Hermes Manoel, que é representante Estadual da OBR e colabora junto à organização local do evento que é realizado pela UFPI/Campus Parnaíba, tendo como coordenador o prof. Dr. Gildário Dias.
De acordo com o professor Hermes, o número de participantes na Olimpíada vem aumentando ano a ano, assim como o número de praticantes de robótica. “Isso é resultado direto da ação da comunidade da robótica educacional no estado, que é muito engajada, e das ações da representação estadual, que contam com total apoio da Sedet, por meio do secretário Nerinho e do seu Superintendente de Ciência e Tecnologia, Thiago Carvalho”, informou.
A OBR visa promover, fomentar, incentivar e desenvolver a área de Robótica no Brasil, tendo como público alvo alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de todo o país. No Piauí, a abertura da Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática, ocorreu dia 13 de setembro e segue até o dia 16, na cidade de Parnaíba, no campus da UFPI. O evento conta com a presença de 40 equipes de escolas públicas e privadas de todo o estado.
A competição está organizada em dois níveis: o primeiro nível engloba alunos do Ensino Fundamental e o segundo nível alunos dos Ensinos Médio e Técnico. Ao final da etapa estadual, o campeão de cada nível estará classificado para representar o Piauí na etapa nacional da OBR.
A OBR ocorre em paralelo ao evento ARTTRON, que traz um conjunto de palestras, atividades científicas, artísticas e culturais.
Fonte: SEDET PI