+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sedecti incentiva ativação de incubadora de empresas em Gurupi (TO)

downloadApós contato realizado pela prefeitura de Gurupi, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, realizou visita ao Parque Agroindustrial de Gurupi. Na oportunidade, além de ouvir os empresários, também foi discutida a ativação de uma incubadora de empresas na cidade.

Para realizar parecer técnico e tirar dúvidas, o diretor Executivo da Fundação Certi – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, Leandro Carioni, também participou da visita. Carioni estava no Estado para reuniões sobre a implantação do Parque Tecnológico em Palmas e, a convite de Massuia, foi à Gurupi participar do encontro com as autoridades locais.

A reunião foi realizada, inicialmente, no Parque Industrial, onde estiveram presentes representantes da Acig – Associação Comercial e Industrial de Gurupi; CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas, Conselho de Entidades de Gurupi, secretários municipais e empresários. Na oportunidade o prefeito Laurez Moreira falou da importância da parceria com o Estado e a agradeceu a atenção que vem recebendo da Sedecti.

Para Dennys José Teixeira, proprietário de uma indústria farmacêutica em Gurupi, a instalação de uma incubadora na cidade pode atrair empresas que passem a agregar valor aos artigos que já produzidos no setor Industrial do município. “Tudo isso poder gerar parcerias e isso é o mais importante”.

Após a reunião, a equipe seguiu para o campus da UFT – Universidade Federal do Tocantins, onde foi recebida pelo diretor Eduardo Andrea Lemus Erasmo. O secretário Paulo Massuia pode conhecer a estrutura já preparada para a implantação da incubadora de empresas dentro do campus.

Segundo o técnico da Fundação Certi, Gurupi tem vários pontos que favorecem a instalação de uma incubadora. “Gurupi reúnem fatores que casam com essa questão, a primeira delas são as empresas que estão necessitando de fornecedores para melhorar a competitividade, por outro lado as universidades estão formando profissionais capacitados para implantar essas empresas”, lembrou Carioni.

Para o titular da Sedecti, o conhecimento gerado nas universidades precisa ser aplicado de forma que gere renda e estimule o desenvolvimento econômico local. “Estamos em fase de estudos para a implantação do Parque Tecnológico em Palmas e precisamos expandir esses valores para outras cidades do Estado. Gurupi pode e deve ser um centro de geração de conhecimento e renda”, afirmou Massuia.

Fonte: SEDECTI-TO

Próximos Eventos