Giro nos Estados

Sectti recebe troféu “Amigos da Ressocialização” no ES

O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Jadir Péla, representando a Sectti, recebeu o troféu “Amigos da Ressocialização”. O reconhecimento é direcionado a empresas e organizações que atuam na ressocialização de egressos e presos. A homenagem foi entregue pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na tarde dessa quarta-feira (23) no Palácio Anchieta.

O reconhecimento foi pela atuação da Secretaria na formação profissional de detentos. A Sectti, juntamente com Secretaria de Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ofertam qualificação para detentos por meio do Programa de Formação Inicial e Continuada (Profic) Paratransformar. São cursos de 160 horas como elétrica, auxiliar administrativo, almoxarife, solda e logística. O programa faz parte da estratégia do Estado Presente em Defesa da Vida do Governo do Estado, com o objetivo de levar oportunidades a comunidades e reduzir a violência. Cerca de 800 detentos já foram qualificados pelo Programa.

Para o secretário Jadir Péla a oportunidade da qualificação leva uma nova perspectiva para o detento durante o período de reclusão. “A formação profissional é uma ferramenta de ressocialização. O detento adquire a possibilidade de inserção no mercado de trabalho por meio do conhecimento teórico e prático estudado no curso, conquistando novas oportunidades para uma mudança positiva em sua vida”.

 Fonte: SECTTI-ES

Próximos Eventos