Giro nos Estados

Secti reúne com instituições parceiras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2018

A Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), realizou na última quinta-feira (14), no Casarão Tech Renato Archer uma reunião com instituições parceiras para alinhar e apresentar propostas de programação das atividades a serem realizadas no decorrer da Semana Nacional de Ciência Tecnologia no Maranhão que este ano acontecerá no período de 16 a 20 de outubro, no Multicenter SEBRAE, em São Luís.

Durante a reunião que contou com representantes da Ufma, Uema, UemaSul, Ifma, Fapema, Seduc, Sedihpop, Sebrae entre outras instituições, ocorreu o lançamento dos editais de inscrições de atividades e monitoria.

As inscrições para a SNCT no Maranhão estarão abertas até o dia 06 de julho e pode ser realizados através do site:  http://www.semana.secti.ma.gov.br/.

O edital Fapema Nº 026/2018 – SNCT 2018 tem como objetivo apoiar a realização de eventos de divulgação científica e/ou tecnológica que tenham como foco o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) “Ciência para a Redução das Desigualdades”, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e data limite de inscrições até o dia 16 de julho. O recurso destinado para este edital é de R$ 500 mil reais, oriundos do Governo do MA.

Já o edital Fapema Nº 027/2018 – Monitoria da SNCT 2018 visa selecionar estudantes para realizar atividades de monitoria na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018) a serem realizadas na capital e possui recursos financeiros de R$ 15 mil reais. O período de inscrições vai até o dia 26 de julho.

O secretário de Ciência e Tecnologia falou sobre a importante temática da Semana de Ciência e Tecnologia 2018, e sobre o retorno do evento científico para a capital maranhense. “Ter a SNCT com a temática da ciência para a redução das desigualdades, envolve a todos aqueles que compõem o sistema de ciência e tecnologia no Governo de uma maneira muito especial e por isso mesmo resolvemos trazer depois de dois anos no interior, o evento de volta para São Luís, assim termos maiores condições logísticas de fazermos uma Semana maior ainda, certamente será a maior SNCT da história”, destacou.

O presidente da Fapema, Alex Oliveira, ressaltou o apoio dado ao evento. “É importante salientar que além deste apoio, estaremos por todos os estandes das instituições de ensino e pesquisa, uma vez que inúmeros projetos apoiados estarão sendo apresentados durante a Semana. Então, nós respiraremos a SNCT que traz um tema que é extremamente gratificante para todos, porque trabalhamos com muita intensidade em torno dessas temáticas de inclusão social com a inclusão produtiva”, afirmou.

Sobre a reunião com os parceiros da SNCT 2018, a Coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão, Alessandra Moraes Rêgo, ressaltou que a o momento foi para conversar com nossos parceiros e alinhar a organização do evento. “Apresentamos o layout de como será a distribuição dos espaços no Multicenter SEBRAE para as instituições de pesquisa e empresas de ciência e tecnologia, colocamos em questão e sugestões de algumas atividades que acontecerão nesta edição e as novidades para este ano”, frisou.

Fonte: SECTI-MA

Próximos Eventos