Giro nos Estados

Secti pretende implantar projeto de coleta de lixo eletrônico em comunidade de Arapiraca

A Casa de Caridade, localizada no município de Arapiraca, no bairro Itapoã, poderá receber um sistema de coleta de lixo eletrônico, através do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), política pública de inclusão digital lançada e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A secretária executiva da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Janaina Cavalcante, visitou a comunidade com o propósito de analisar de quais formas o Estado poderá dar suporte à população carente daquela região, por meio de projetos que promovam uma redução do impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de resíduos eletroeletrônicos e de capacitações para juventude, com atividades relacionadas à restauração e operação de computadores.

A ação está em fase de análise pela equipe técnica da Secti e poderá ser implantada em breve, sendo uma iniciativa pioneira no estado de Alagoas.

A Casa de Caridade

A ONG surgiu em 2008 e se mantém até hoje ajudando mais de 70 famílias e 800 pessoas com doações de comidas e remédios em 5 bairros diferentes de Arapiraca, sendo eles: Itapoã, Brasília, Jardim Tropical, Canafístula e o Conjunto Frei Damião.

Além disso, são realizadas diversas atividades culturais na região, as quais têm como objetivo tirar as crianças do tráfico de drogas e da prostituição. Iniciativas como o Afoxé, Coco de Roda e banda de Pífano são realizadas com a população através do projeto Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), responsável por realizar ações de impacto sociocultural nas comunidades.

Fonte: SECTI-AL

Próximos Eventos