Giro nos Estados

Secti Pará avalia ano de 2013

Em evento realizado nesta terça-feira (18), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) avaliou os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2013 e apresentou os planos para o próximo ano. O Seminário de Avaliação foi aberto pelo secretário Alberto Arruda, que destacou a forma participativa como as decisões foram tomadas e como o trabalho foi conduzido este ano. “Uma transição nunca é fácil, mas como uma família, unimos nossos esforços, dividimos responsabilidades e superamos grandes dificuldades”, enfatizou.
Os projetos da Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) foram os primeiros a serem expostos. A diretora Gisa Bassalo ressaltou que, apesar das adversidades e das restrições orçamentárias, foi possível seguir firme nos objetivos e no planejamento traçado há dois anos. A DIT atuou de forma intensa em capacitações, realizando cursos, palestras e seminários voltados à inovação e ao empreendorismo.  No setor de Acreditação de Laboratórios, foram capacitados 400 gestores e colaboradores de laboratórios sediados no Estado do Pará. O objetivo é fornecer instruções técnicas exigidas por órgãos como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e contribuir para tornar os produtos e serviços desenvolvidos por laboratórios paraenses adequados a mercados cada vez mais competitivos. Na área de Tecnologia Industrial Básica, foram ofertados 17 minicursos, na capital e no interior, e um seminário de três dias em Belém. Ao todo, foram capacitados cerca de 300 profissionais em temas como normas de qualidade para indústria, propriedade intelectual como instrumento de competitividade, patentes, marcas e outros.
As obras do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), sob responsabilidade da DIT e do Núcleo de Engenharia da Secti, também avançaram. Em 2013, os serviços se concentraram na execução do Complexo Arquitetônico, sendo direcionados para os prédios da Incubadora de Empresas, do Espaço Inovação (43% das obras já prontas) e do Laboratório de Qualidade do Leite (99% das obras concluídas). A expectativa é de que até junho de 2014, este complexo seja inaugurado. No Complexo Urbanístico (infraestrutura), a Secti acompanhou, ao longo de todo ano, os serviços de manutenção e limpeza do gramado, dos canteiros centrais e laterais das vias.
A Diretoria de Tecnologias Sociais (DTS) desenvolveu ações focadas no mapeamento e divulgação de experiências que representam soluções eficientes e de baixo custo para grandes problemas da nossa região. Com este intuito, foram realizados o Seminário “Aproveitamento de Água de Chuva na Amazônia como Tecnologia Social” e a Mostra de Tecnologias Sociais.  “Após o seminário, foi constituído um grupo de trabalho para poder reaplicar a Tecnologia Social de reaproveitamento de água da chuva em ilhas de Belém e em comunidades de baixa renda.”, destacou Evandro Ladislau, diretor da DTS. Outro destaque foi a reestruturação e formalização jurídica da Rede Paraense de Tecnologias Sociais (RTS/PA).
O coordenador do Programa Navegapará/Infocentros, Raimundo Viégas, apresentou as ações de seu setor. Segundo Viégas, a Coordenação realizou, ao longo do ano, 75 vistorias técnicas em infocentros da capital e do interior para levantar a situação de cada espaço. A conclusão é de que para que o programa possa se expandir é preciso revitalizar os infocentros já existentes. A Secti substituirá, assim, equipamentos obsoletos e sem possibilidade de reparo por computadores novos e com melhor desempenho em 117 infocentros.  Além disso, a equipe da Secti acompanhou o serviço de montagem dos infocentros que serão constituídos em parceria com o programa do Governo Federal Telecentros BR. Como conseqüência deste trabalho, 49 infocentros já estão com estrutura e equipamentos adequados aguardando somente a espera de instalação de link de internet do Programa Navegapará pela Empresa de Processamento de Dados (Prodepa). Com relação aos editais abertos este ano para abertura de novos infocentros, a Secti recebeu 110 propostas de entidades públicas e do terceiro setor de diversos municípios do estado. A expectativa é de que, após a avaliação das propostas submetidas, sejam criados – somente no primeiro semestre – 50 novos espaços de inclusão digital em parceria com prefeituras e ONG’s.
As ações desenvolvidas pela Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT) foram apresentadas pelo diretor Geraldo Narciso. Os programas focados na Difusão e Popularização da Ciência ganharam relevo. Em 2013, mais de 50 mil visitantes participaram das atividades da Mostra de Ciência e Cultura Vicente Salles, realizada pela Secti, em parceria com diversas instituições de Ciência e Tecnologia. As mostras levaram para 12 municípios paraenses ações educativas, científicas e culturais que despertaram a curiosidade científica dos visitantes e contribuíram para a formação educacional de crianças e jovens estudantes das diferentes regiões do Estado. Estima-se que mais 12 municípios paraenses receberão a Mostra ano que vem, em datas a serem definidas pela Secti. A DCT promoveu, ainda, a VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que contou com a participação de mais de 14 mil pessoas nos três dias de evento. No encerramento da Feira, foi realizada a solenidade de premiação do Prêmio Paraense Destaque Científico e do Prêmio Paraense de Jornalismo Científico, promovidos pela Secti em parceria com a Fapespa.
O Núcleo Jurídico, por meio da assessora Mônica Braga, relatou um balanço conciso das atividades do seu setor, que este ano elaborou 361 pareceres jurídicos para os mais diversos núcleos e diretorias da Secti.  “Como meta, o Jurídico pretende manter a média de prazo de entrega dos pareceres em no máximo 24 horas e diminuir o número de termos aditivos dos contratos de obras, por meio do aumento do prazo de vigência dos mesmos”, afirmou a assessora.
A diretora de Planejamento, Administração e Finanças, Simone Baía, finalizou as apresentações com um esclarecimento sobre a distribuição orçamentária da Secti,  detalhando despesas e investimentos em 2013.
Ao final, os servidores presentes participaram de uma confraternização, com sorteio de brindes e um almoço festivo.
Fonte: SECTI-PA

Próximos Eventos