+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secti monta Espaço da Ciência e Tecnologia no Governo Presente em Arapiraca

Na tenda da Ciência e Tecnologia, localizada na praça Luiz Pereira Lima, em frente à antiga sede da Prefeitura, no Centro,  era possível ter acesso a várias ações que envolvem parceiros e entidades da área em Alagoas, para mostrar unidade nas ações e popularizar a ciência e a tecnologia com a aproximação da Secti – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e seus órgãos coligados da sociedade.

A Fapeal – Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas, levou a exposição de reproduções de calendários temáticos, cujas imagens e textos resgatam e valorizam a identidade do povo alagoano por meio da história e cultura, trabalho desenvolvido com pesquisadores  da Ufal e Uneal há 12 anos.   

Já o Inmeq – Instituto de Metrologia de Alagoas utilizou o espaço para a exposição das atividades de orientação e fiscalização desenvolvidas pelo órgão estadual, vinculado ao Inmetro, com distribuição de panfletos e folders explicativos de como acessar o Inmetro. 

A Secti realizou exposição em homenagem a cientistas mundiais que marcaram e mudaram a história da humanidade, a exemplo da cientista alagoana, Nise da Silveira, que revolucionou e humanizou o tratamento psiquiátrico no Brasil. Também houve exposição do trabalho de alunos de Arapiraca premiados nacional e internacionalmente, como finalistas do Projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia em 2013, conquistando o segundo lugar em Ciências Biológicas; MISET Brasil 2014, premiado em primeiro lugar em Ciências Exatas e da Terra, recebendo credenciamento para representar o Brasil no México. 

Reunião com pesquisadores 

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, esteve reunido durante o Governo Presente com pesquisadores da região de Arapiraca, assim como representantes da cadeia produtiva e instituições públicas parceiras (Uneal, Seapa e Sebrae), no Espaço da Ciência e Tecnologia, para discutir as ações de pesquisa e desenvolvimento no Polo Agroalimentar de Arapiraca, com o intuito  de contribuir com o desenvolvimento das cadeias produtivas locais, a exemplo da Mandiocultura e Hortifruticultura. Também participou da demonstração de equipamentos sofisticados, como o Drone (Veículo Aéreo Não Tripulado) para possível utilização em ações de desenvolvimento em agricultura de precisão nos polos agroalimentares de Batalha e Arapiraca. 

Encerrou o dia com uma visita ao Polo Agroalimentar de Arapiraca na sexta-feira, 29, com parceiros interessados em utilizar o espaço para desenvolvimento de pesquisa e estabelecimento dos projetos que viabilizem o custeio do financiamento dos polos.

Para o secretário, a ação de interiorizar o Governo é imprescindível para a pasta de Ciência e Tecnologia pois permite um contato direto com a população, bem como com pesquisadores, estudantes e professores o que contribui para popularizar o tema Ciência e Tecnologia e ajuda a compreensão da importância da área para o desenvolvimento do Estado.

O Espaço da Ciência e Tecnologia manteve as atividades até o sábado, 30.

Fonte: SECTI-AL

Próximos Eventos