+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secti Maranhão recebe apoio da Educação para Semana de Ciência e Tecnologia

Com a proximidade da Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão (19 a 25 de outubro), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) tem buscado apoio junto à Educação, para que haja a participação do maior número de pessoas no evento. Uma reunião com profissionais ligados à Seduc, na tarde desta sexta-feira (21), foi fundamental na definição de diretrizes para a construção do espaço.

Além de aproximar o que é produzido dentro do ambiente acadêmico da população, o Governo delimitou que um dos principais focos da Semana será a valorização dos pesquisadores. A partir dessa necessidade, surgiram iniciativas como o Prêmio Mais IDH, voltado para quem desenvolveu ideias e ações para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano no Maranhão. O edital, que será lançado no dia 31 de agosto, contemplará inventor, pesquisador, estudantes de Ensino Médio e Superior e Instituição.

No espaço, também será divulgado o resultado do Concurso de Desenho e Redação para alunos do Ensino Médio. Com inscrições até o dia 24 de setembro, os primeiros lugares receberão uma câmera fotográfica e um tablet. As propostas devem dialogar com o tema “Escrever e inovar com Luz, Ciência e Vida”. A mobilização para esta e outra atividades já está sendo feita junto às Unidades Regionais de Educação (URE).

De acordo com o Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jhonatan Almada, a Secti já definiu boa parte da programação. “Nomes como o de Miguel Nicolelis, Gina Gotthilf, Flávio Comim, Marcelo Viana e Claudia Ríos já estão confirmados. Contamos com a colaboração da Seduc para levar outras palestras e ações e ter um amplo alcance. Afinal, os professores são peça chave neste processo”, pontuou.

Da conversa, já surgiram propostas interessantes como o reconhecimento dos alunos que se destacaram em olimpíadas. Nesta edição, os organizadores do evento têm a meta de levar estudantes de todas as idades e modalidades de ensino para a Praça Maria Aragão, em São Luís, e para todos os outros espaços que sediarão a Semana, inclusive no interior do Estado. Para tanto, uma das primeiras ações da Secti foi tirar a Semana de dentro do shopping, levando para um local público.

Fonte: SECTI-MA

Próximos Eventos