+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

SECTI Maranhão apresenta balanço da primeira turma do curso de cinema do IEMA

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Bira do Pindaré, se reuniu com cineastas maranhenses e uruguaios para apresentar o balanço do curso de cinema, na modalidade de Formação Inicial Continuada (FIC), do Instituto Estadual de Educação do Maranhão (IEMA).

Iniciado no final de 2015 e com duração de 160h, as aulas do curso encerram na próxima segunda-feira (18). Os participantes foram avaliados em sete módulos, sendo o último uma apresentação pública dos três curtas-metragens produzidos neste período.  Para o curso foram ofertadas 26 vagas e o número de candidatos inscritos superou as expectativas.

De acordo com o secretário Bira do Pindaré a intenção do Governo do Estado é de capacitar profissionais para atuar em campo cinematográfico maranhense, uma vez que esta área tem crescido e o mercado necessita de pessoas qualificadas. Acrescenta, ainda, que a perspectiva é de dar continuidade aos trabalhos, iniciando uma nova turma ainda este ano.

A reunião contou com a presença do diretor, produtor e roteirista, Pablo Stoll, e da diretora Leticia Jorge, ambos uruguaios, e várias vezes premiados em festivais internacionais de cinema. A presença dos cineastas é importante, pois o Governo do Estado tem o objetivo de firmar convênio com a “Escola de Cinema do Uruguai”, e assim, construir a “Escola de Cinema do Maranhão”.

A solenidade de certificação e apresentação dos curtas da primeira turma do curso acontecerá no próximo mês, no Cine Praia Grande.

Fonte: SECTI-MA

Próximos Eventos