+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secti ES lança curso de Gastronomia de graça

Estão abertas as inscrições para o curso técnico em Gastronomia, ofertado gratuitamente pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). São 40 vagas distribuídas em dois turnos: matutino e vespertino. As inscrições para o Processo Seletivo vão até o próximo dia 27 de junho e os interessados podem se inscrever no site da Secti (www.sectti.es.gov.br).

O curso será o segundo do país e o primeiro no Estado a proporcionar uma qualificação ao aluno em gastronomia, sem que necessariamente ele faça um curso superior. Uma novidade que tem como objetivo inserir esses alunos no mercado de trabalho com amplos conhecimentos teóricos e práticos sobre a culinária nacional e internacional.

Com o foco na inovação e na multidisciplinaridade, a estratégia pedagógica permite aos alunos uma participação ativa, com avaliação contínua e sistemática, voltada para a aprendizagem com autonomia: seja na organização da cozinha, na seleção ou no preparo da matéria-prima; na elaboração e organização de pratos de um cardápio; e até mesmo na execução de cortes e método de cozimento. A expectativa é de que toda a experiência adquirida nas práticas de manipulação e armazenamento dos diferentes gêneros alimentícios, o controle de estoque, o consumo e os custos, tornem o aluno capacitado para suprir a carência profissional em gastronomia do mercado capixaba.

Para a secretária interina da Secti, Camila Dalla Brandão, o curso técnico em Gastronomia é uma ação eficaz da Secretaria, focada na inovação e na economia criativa, uma vez que o mercado oferece oportunidades não só no Estado, mas em todo país. “Temos uma vocação natural pelo turismo no Espírito Santo e a Gastronomia é uma peça fundamental deste processo. A culinária é rica e diversificada, o que valoriza nossas tradições. São características da cozinha italiana, alemã, japonesa, turca, árabe e muitas outras. Esperamos que nossos alunos aproveitem essas oportunidades não só visando o emprego, mas que possam empreender, inovar e criar novos negócios”, conclui.

A diretora do CEET, Solange Batista, se orgulha de ser o primeiro Curso Técnico de Gastronomia do Estado. Ela destaca a importância da metodologia inovadora que intercalam os cursos e enriquecem o conhecimento dos alunos. “Temos a certeza do sucesso e já estamos planejando uma nova turma noturna de Gastronomia para 2017. Outras novidades virão, como o curso de Teatro que vamos oferecer no próximo ano”, revela.

O curso técnico em Gastronomia

O curso técnico em Gastronomia será ofertado pelo CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, no período matutino e vespertino, com carga horária de 800 horas e duração de um ano. As inscrições e o curso são gratuitos, porém será necessário que o aluno adquira o uniforme completo de cozinheiro, utensílios básicos individuais e ingredientes em pequenas porções para o preparo dos pratos. Durante o curso os alunos terão a oportunidade de degustar os alimentos preparados, como uma maneira de aperfeiçoar o desenvolvimento dos pratos, bem como a avaliação e aprendizado dos aprendizes.

Informações sobre o mercado gastronômico no Brasil

– Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB) os brasileiros gastam quase um terço dos rendimentos destinados à alimentação em refeições consumidas fora de casa.

– As oportunidades de atuação estão em toda cadeia turística e do cotidiano das grandes cidades como: hotéis, restaurantes, pizzarias, bares, redes de lanchonete fast food e toda produção de refeições em grande escala, como em refeitórios de empresas, hospitais, penitenciárias, escolas, faculdades, ONGs, Spas, pousadas, cruzeiros, padarias, serviços de bufê e até em negócios próprios.

– Em média, um técnico em Gastronomia pode ganhar R$ 2.500,00 (ou mais) dependendo do seu desenvolvimento e colocação no mercado.

– Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), a participação do setor no mercado interno em 2015 foi de R$ 438,3 bilhões, com participação de 67,3% do varejo alimentício e 32,7% do segmento food service.

Oportunidades

Najimára de Deus, 23 anos, mora em Barramares, Vila Velha, e é aluna do Curso Técnico em Eventos/vespertino no CEET Vasco Coutinho. Desde cedo, Najimara gosta de cozinhar e ao saber do curso viu uma grande oportunidade de realizar um sonho, aprender novas técnicas, aprimorar as habilidades culinárias e talvez montar o próprio negócio. “Sei que esse curso será enriquecedor para me tornar uma excelente profissional na área e conseguir uma oportunidade de trabalho”, disse ela.

Pensando da mesma maneira, Jaqueline Silva, 34 anos, que também é moradora de Barramares, acredita que essa formação vai agregar valores e conhecimentos ao seu serviço e ao currículo. Ela trabalha em organização de eventos com serviços de bufê e decoração. “Gosto da arte de cozinhar e aprecio as diferentes formas culturais da culinária, quero aprender as técnicas e aplica-las ao meu serviço”, finaliza.

Outros cursos

No total, são 790 vagas, distribuídas em 14 cursos técnicos nos dois CEETs: Vasco Coutinho, em Vila Velha e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. O Processo Seletivo vai até o dia 27 de junho pelo site da Secti www.sectti.es.gov.br

Fonte: SECTTI-Es

Próximos Eventos