+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secti divulgação programação do II Fórum Paraense de Tecnologias Sociais

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Rede Paraense de Tecnologias Sociais (RTS/PA), realizará, nos dias 25 e 26 de novembro, o II Fórum Paraense de Tecnologias Sociais. As inscrições gratuitas estão abertas e diversos pesquisadores, elaboradores de políticas públicas e representantes de movimentos sociais já confirmaram a participação no evento.

O professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, Renato Dagnino, e o coordenador do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema/UFPA), Thomas Mitschein, são alguns dos que já confirmaram presença. Eles serão os responsáveis por conduzir a conferência de abertura intitulada “Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local na Amazônia”, que será realizada no auditório do Centur, às 9h.

“O Fórum será uma excelente oportunidade para que instituições de ensino e pesquisa, governo, setor produtivo e sociedade em geral possam refletir acerca dos desafios e possibilidades da Tecnologia Social como instrumento de protagonismo e emancipação social de segmentos populacionais menos favorecidos. A presença de convidados, como o Renato Dagnino, vem para enriquecer, ainda mais, a discussão”, acredita a Coordenadora de Difusão e Reaplicação de Tecnologias Sociais da SECTI/DTS, Márcia Luana Moreira.

Acesse aqui a programação completa.

Inclusão e Cultura Digital – A programação do Fórum inclui o “Seminário Políticas Públicas de Inclusão e Cultura Digital”, que reunirá atores estratégicos do setor para debater a trajetória histórica da cultura digital e apresentar experiências de inclusão digital realizadas por instituições paraenses e nacionais.

Logo no primeiro dia do evento (25), haverá a mesa redonda “Políticas públicas de Inclusão e Cultura Digital no Brasil”, a qual contará com a participação da Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto. A seguir, o Secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, ministrará a palestra “As tecnologias como ferramentas para uma comunicação cidadã”. No dia 26, a atração é a mesa redonda “Visão da Sociedade Civil e das Universidades sobre as Políticas de Inclusão e Cultura Digital no Brasil”.

O “Seminário Políticas Públicas de Inclusão e Cultura Digital” ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório Albano Franco da FIEPA/SENAI, situado na Trav. Quintino Bocaiúva, 1588, Bairro Nazaré.

Agricultura Familiar – Outro evento integrante do Fórum de TS é o “Seminário de Tecnologias Sociais e Agricultura Familiar na Amazônia”, que busca discutir as políticas públicas de Tecnologias Sociais aplicáveis à Agricultura Familiar. O evento será no auditório do Centur e iniciará às 14h.
No primeiro dia (25), o tema “Tecnologias sociais e políticas públicas na agricultura familiar” será abordado palestra e mesa redonda. Na parte da tarde, haverá a palestra “Tecnologias sociais: experiências e contribuições para uma agricultura familiar sustentável”. Já no segundo dia (26), o destaque fica por conta da formação do Grupo de Trabalho (GT) sobre tecnologia social na agricultura familiar. À tarde, haverá, no Centur, a Planária do II Fórum Paraense de Tecnologias Sociais, na qual serão avaliadas as atividades da Rede Paraense de TS (RTS/Pa) e definidas perspectivas para a mesma.
O Fórum engloba, ainda, a III Mostra Estadual de Tecnologias Sociais, que tem por finalidade divulgar alternativas capazes de contribuir para a transformação e o desenvolvimento social do Estado do Pará.
Clique aqui e faça as inscrições.
Confira a fanpage do evento aqui.
Texto: – Ascom Secti

Próximos Eventos