+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secti Bahia participa das comemorações pelos 60 anos da Ceplac

“Será um dia para pactuar um novo ciclo para esta organização”. Com esta afirmação, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Vivaldo Mendonça, definiu a importância do dia 20 de fevereiro para a lavoura cacaueira. É que há 60 anos, nesta mesma data, foi criada a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As comemorações pela passagem dos 60 anos da Ceplac, nesta segunda-feira (20), a partir das 8h30, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, em Ilhéus, contam com a presença do secretário Vivaldo Mendonça e da superintendente de Inovação da Secti, Acácia Pinho. “A Ceplac muito contribuiu e continuará a contribuir para as regiões cacaueiras do Brasil e do mundo”, destaca Vivaldo, exaltando a importância do órgão.

Presente em mais cinco estados, a Ceplac conta com cerca de 1.300 funcionários na Bahia. Eles trabalham nos setores de pesquisa, tecnologia, produção e desenvolvimento voltados ao cacau e à cacauicultura. “O trabalho da Ceplac tem grande valor em minha formação e na vida de muitas pessoas. Nesse aniversário, todos precisam firmar o compromisso de que a região jamais abrirá mão deste órgão que é um patrimônio da humanidade”, defende Vivaldo.

Programação

Palestras também irão marcar o dia festivo, como a “Retrospectiva Ceplac 60 anos”, que será ministrada por Roberto Araújo Setúbal, assessor da Divisão do Centro de Assistência Técnica e Extensão Rural (Cenex). Outra palestra, com tema “O potencial e importância da Ceplac no Desenvolvimento Regional”, será conduzida por Juvenal Maynart Cunha, diretor da entidade aniversariante.

Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos