Giro nos Estados

Secti – Alagoas incentiva difusão de conhecimento em novas tecnologias e qualificação profissional

Atento para a formação de uma rede de integração de conhecimento e qualificação de profissionais competitivos, o governo de Alagoas por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) fomenta a realização de cursos, eventos e programas nesse segmento. O foco da Secretaria é criar um habitat favorável para o crescimento do setor de Tecnologia da Informação (TI) em Alagoas e que contribuirá para a sustentabilidade do Polo Tecnológico da Informação, Comunicação e Serviços.

Entendendo essa necessidade, foram identificadas áreas do conhecimento em TI que apresentam demandas, porém, ainda falta qualificação e alinhamento com as novidades de alta tecnologia. Um dos motivos pela falta de preparo dos profissionais e das empresas locais deve-se ao fato do alto custo de deslocamento para os centros de treinamento, estados do sudeste e sul, mas que muitos são “obrigados” a investirem.

Prova disso, é o apoio concedido a realização do DemoDay Alagoas, realizado nessa sexta-feira (3), reunindo um público significativo entre empresários, gestores, estudantes da área da Tecnologia da Informação (TI). A expectativa do organizador e empresário de TI, João Kepler, era de criar um espaço de difusão de novos conhecimentos e debates de temas da área, trazendo profissionais renomados na área em todo o país com experiências em empresas brasileiras e multinacionais, como o Google.

O secretário Eduardo Setton também foi um dos palestrantes, quando apresentou o cenário da ciência, tecnologia e inovação de Alagoas e no país, destacando o despertar do governo federal – por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – e o interesse de investimento das instituições representativas do setor produtivo como a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Eduardo Setton destacou que o governo de Alagoas anda no caminho certo na área de CT&I já que executa a construção dos Polos Tecnológicos Agroalimentares, sendo duas unidades uma na cidade de Arapiraca e outra em Batalha, em parceria com outras instituições locais com o investimento total de R$ 12 milhões. O secretário Também mostrou que a área de TI tem potencial e, por isso, foi contemplada com a implantação do Polo Tecnológico da informação, Comunicação e Serviços, empreendimento será construído no bairro do Jaraguá e que reunirá, como um condomínio, micro e médias empresas de TI, incubadoras, entidades envolvidas no setor de CT&I.

Cursos

Também atenta à necessidade de qualificação profissional, a Secti apoiou a realização do curso Jornada Adobe CS6, encerrado na última terça-feira (31), sendo exemplo de qualificação profissional com o que há de mais atual, além de serem treinamentos oficiais Adobe com certificados reconhecidos no mundo inteiro. A realização do Jornada Adobe realizou a capacitação de mais de 250 profissionais e estudantes, durante todo o mês de julho, divididos em turmas de 20 a 25 pessoas.

Para o profissional de áudio visual, Felipe Lavorato, que trabalha com a captação de vídeos, sendo que não possui muito conhecimento com a fase posterior. “O curso está sendo bastante proveitoso, dando maior conhecimento e ampliação das possibilidades, levando para o cliente um melhor produto, com qualidade”, defendeu Felipe Lavorato, que participou do curso Adobe After Effects CS6.

 Fonte: Ascom – Secti – Alagoas

 

Próximos Eventos