+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sectet Pará e Conselho de Ciência e Tecnologia da França discutem parcerias

O conselheiro de Cooperação Científica, Universitária e Tecnológica da Embaixada da França no Brasil, Philippe Martineau, e o Cônsul Honorário da França, Sérgio Galvão, visitaram a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) na manhã desta segunda-feira (24). A visita teve por objetivo discutir possíveis acordos no setor científico-tecnológico envolvendo o Pará e a França.

A primeira parceria bilateral entre a Embaixada e a Sectet será a organização de um evento acadêmico para celebrar os 400 anos de Belém, idealizado pelo Conselho francês, com apoio de instituições locais.  A finalidade será apresentar projetos de pesquisa ligados a diferentes áreas, trocar experiências e debater influências francesas na constituição histórica da capital paraense.

O conselheiro francês falou que vislumbra ótimas oportunidades de parcerias com o Pará em virtude da localização estratégica do estado, dos bons centros de pesquisa aqui sediados e dos interesses comuns. “Queremos ampliar o vínculo entre o Pará e a França por meio do fomento ao intercâmbio científico e às pesquisas bilaterais envolvendo áreas como energia, meio ambiente, agricultura sustentável e outros setores relevantes”, enfatizou Philippe Martineau.

O titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, ressaltou que o Governo do Estado tem grande interesse em firmar acordos com a França, sobretudo, no que diz respeito aos programas ligados à agregação de valor à nossa biodiversidade. “Estamos em busca de parceiros que possam nos apoiar na verticalização de nossas cadeias produtivas e vejo que a parceria com a França tem grande potencial para isso”.

A pedido do conselheiro francês, o secretário se comprometeu a enviar os programas prioritários coordenados pela Sectet que podem, futuramente, receber aportes por parte do governo da França. A expectativa é de que, em breve, sejam assinados acordos para formalizar a parceria.

Fonte: SECTEC-PA

Próximos Eventos