+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sectet e Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará discutem parcerias

Com o objetivo de discutir alternativas para desenvolver o Pará e potencializar os investimentos no estado, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello, reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (15), com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves. A reunião contou, também, com a presença de dirigentes dos dois órgãos, que apresentaram seus projetos e possíveis parcerias.

A consolidação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), o projeto de concessão de incentivos fiscais às empresas que investirem em Pesquisa e Desenvolvimento, o uso e difusão do Observatório de Ciência e Tecnologia e a capacitação profissional a partir de uma política que organize as ofertas e demandas por mão-de-obra no Pará foram algumas das ações desenvolvidas pela Sectet e abordadas no encontro. “Precisamos envolver o setor produtivo nessas ações e ampliar os investimentos no estado e, por isso, o apoio da Codec é tão importante”, afirmou o titular da Sectet.

Olavo das Neves falou sobre a atuação da Codec em diversos setores da economia paraense, destacando o interesse em atrair empresas que possam contribuir para verticalizar a produção regional e a biodiversidade a partir da tecnologia e da inovação. Para consolidar esse objetivo, o presidente ressaltou o papel estratégico da Sectet como uma instituição transversal que dialoga com outras secretarias, setor produtivo e com a academia. O PCT Guamá foi apontado como um dos pontos de interesse comum. “Temos falado muito para os investidores externos sobre o parque tecnológico Guamá como sendo um local privilegiado para a instalação de empresas inovadoras”, destacou o presidente da Codec.

Ao final, os dirigentes se comprometeram a efetivar ações conjuntas e envolver potenciais parceiros. Serão marcadas reuniões técnicas e criados novos grupos de trabalho para este fim.

Fonte: SEDECT-PA

Próximos Eventos