+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sectes MG assina acordo de cooperação para recuperação da Mata Atlântica

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa Júnior, assinou um acordo para implementar o Projeto de Recuperação e Proteção dos Serviços Relacionados ao Clima e à Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica, apoiado pelo fundo Global Environment Facility (GEF). O projeto é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem partes dos recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O GEF Mata Atlântica trata da recuperação e proteção de serviços de clima e biodiversidade em áreas prioritárias do corredor sudeste da Mata Atlântica brasileira. O objetivo do projeto é fomentar ações complementares aos esforços dos governos estaduais, com vistas à captura e manutenção de estoques de carbono e à restauração ecológica de florestas nativas e regeneração natural.

Assinado pelos governos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o projeto envolve diversas instituições e prevê o investimento de recursos no valor total de US$ 207 milhões. Parte dele será destinada a ações de recuperação e preservação, e outra parcela corresponderá à contrapartida de parceiros estratégicos nos estados.

Em Minas Gerais, o acordo envolve, além da Sectes, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (HidroEX) e o Instituto Estadual de Florestas. O acordo foi assinado pelo Secretário durante reunião com o Chefe de Gabinete do MCTI, Dr. Carlos Augusto de Azevedo, no Palácio Tiradentes.

Fonte: SECTES-MG

Próximos Eventos