Giro nos Estados

Sectec Goiás firma parceria com Inpe.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) receberá suporte técnico do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) na aquisição de uma câmara anecóica para a unidade de qualificação profissional que será implantada no Condomínio Empresarial Tecnológico GoiásTec, em Catalão. A celebração do termo de cooperação foi acertada nesta terça-feira (18/2) durante reunião entre o secretário Mauro Faiad e o diretor do Inpe, Leonel Fernando Perondi, no câmpus do instituto, em São José dos Campos (SP).

O Inpe dispõe de duas câmaras anecóicas, instaladas no Labortório de Integração e Testes (LIT), localizado no câmpus do instituto. A principal delas é também a maior e mais completa em funcionamento no Brasil, além de uma das maiores do mundo, com 12 metros de altura, 28 metros de comprimento e 15 metros de largura. As câmaras anecóicas são cabines blindadas, projetadas para conter as reflexões de ondas eletromagnéticas. Elas são utilizadas para a realização de ensaios de compatibilidade eletromagnética, obrigatórios para a certificação na indústria dos segmentos de eletromecânica, automação, informática, eletromédico, de telecomunicações e automobilístico.

O secretário esteve no Inpe nesta terça-feira para visitar as instalações do LIT, conhecer em detalhes as câmaras anecóicas do complexo e discutir o termo de cooperação com o instituto. Mauro Faiad foi ao Inpe acompanhado das superintendentes de Inovação, Aline Figlioli, e de Capacitação e Formação Tecnológica, Soraia Paranhos. A partir de agora, os dois órgãos passarão a discutir os detalhes do termo de cooperação.

O Inpe vai dar assessoria técnica para a Sectec no formulação do processo licitatório para a aquisição da câmara anecóica. O procedimento depende de uma série de detalhes técnicos de alta complexidade, especialmente no que se refere às especificações dos componentes da câmara e dos equipamentos necessários para que ela funcione de acordo com a demanda e a exigência dos testes de compatibilidade eletromagnética.

Estudos feitos pela Sectec junto a segmentos do mercado mostram que a construção de uma câmara anecóica no Estado é de grande serventia para a indústria, especialmente a farmoquímica e a automobilística, em expansão e consolidação em Goiás. O chefe do LIT/Inpe, Geilson Loureiro, assegurou ao secretário, durante a visita, que “certamente existe espaço no mercado para a implantação de mais uma câmara anecóica no Brasil”.

A câmara anecóica é parte integrante da estrutura de apoio e suporte à inovação tecnológica que a Sectec vai implantar no Condomínio Empresarial GoiásTec, em Catalão, neste ano. O condomínio é um investimento privado, voltado para o fomento do setor industrial da região, que terá a parceria do Governo de Goiás no fomento à inovação tecnológica. Em área doada pelos proprietários do empreendimento será erguido uma unidade de qualificação e formação tecnológica, onde será instalada a câmara e diversos outros laboratórios voltados para os segmentos beneficiados.

O Condomínio Empresarial Tecnológico GoiásTec é uma pareceria inédita entre o poder público e a iniciativa privada em Goiás. Para viabilizar a infraestrutura de suporte à inovação tecnológica, o Governo de Goiás, por meio da Sectec, vai investir R$ 21 milhões na construção da unidade de capacitação e formação tecnológica. A Prefeitura de Catalão também participa da parceria, com investimentos na viabilização da infraestrutura do condomínio e na avaliação e aprovação da legislação necessária para a construção do empreendimento.

Denominado GoiásTec Condomínio Empresarial Tecnológico, o empreendimento será construído na BR-050, saída para Uberlândia. Os investidores privados pretendem atrair para o local empresas ligadas aos setores metal-mecânico, de confecções, do agronegócio, logística e de mineração.  A área tem cerca de 456 mil metros quadrados e, para viabilizar a cooperação com o Governo de Goiás, os proprietários do empreendimento doaram uma área de 30 mil metros quadrados para o Estado.

Fonte: SECTEC-GO

Próximos Eventos