Giro nos Estados

Sectec e IFGoiano anunciam implantação de câmpus universitário em Catalão

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, e o reitor do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Vicente Pereira de Almeida, anunciaram nesta sexta-feira (25/1), em Catalão, a implantação de um câmpus da instituição de ensino no município. O secretário e o reitor foram recebidos pelo prefeito Jardel Sebba (PSDB) e auxiliares na Prefeitura de Catalão.

 O prefeito Jardel Sebba comemorou a implantação do câmpus do IF Goiano em Catalão e afirmou que a ação é resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo de Goiás. O secretário Mauro Faiad comandou as conversações que resultaram na decisão do IFGoiano de implantar a unidade no município, de um total de 32 novos câmpus da instituição que serão criados no País em 2013.

O Governo de Goiás, por meio da Sectec, e a Prefeitura de Catalão se comprometaram a criar as condições para a instalação imediata do IF Goiano no município. As aulas das primeiras turnas, que terão 200 alunos, serão iniciadas já no mês de agosto, em instalações do Estado ou da Prefeitura. O secretário Mauro Faiad disse que a Sectec poderá ceder instalações do Centro Cultural Labibe Faiad e o prefeito também apresentou as opções de ceder um imóvel do município ou alugar um prédio para o IFGoiano até que a sede própria da unidade seja construída.

A pedido do secretário Mauro Faiad, o prefeito de Catalão também se comprometeu a repassar para o IFGoiano uma área pública do município para que o câmpus seja construído. “O IFGoiano será de fundamental importância para a qualificação dos catalanos, já que nosso município tem registrados elevados índices de crescimento e expandirá ainda mais seus setores industrial e agropecuário”, disse o prefeito Jardel Sebba.

O prefeito de Catalão também disse que o secretário de Ciência e Tecnologia teve atuação imprescindível na decisão do IFGoiano de instalar seu novo câmpus em Catalão. “Graças ao apoio do secretário Mauro Faiad, resultado da importantíssima parceria com o Governo de Goiás, é que podemos anunciar hoje, com muita satisfação, a escolha de Catalão para sediar uma nova unidade do IFGoiano”, disse o prefeito.

O secretário de Ciência e Tecnologia ressaltou o empenho de sua gestão para a instalação do câmpus do IFGoiano em Catalão mencionando articulação semelhante para a implantação de uma unidade da instituição na Cidade de Goiás. “Nós trabalhamos dois anos em conjunto com o IFGoiano para levar uma unidade para a Cidade de Goiás. Foi quando tomamos a decisão de ceder as instalações da Sectec no Quartel do Vinte, no Centro Histórico, para a implantação da unidade até que o IFGoiano construa sua sede”, disse o secretário.

O reitor do IFGoiano anunciou a realização imediata de um concurso público para a contratação de 10 professores e seis servidores técnico-administrativos para compor os quadros da nova unidade. Os salários para os professores chegarão a R$ 7,5 mil para os professores com cursos de doutorado e carga horária em regime de dedicação exclusiva.

As primeiras sete turmas de aulas terão 200 alunos no total. Os cursos serão definidos nos próximos meses a partir da demanda local por qualificação. A princípio, a unidade terá cursos técnicos e de graduação, de nível superior. Com a instalação definitiva do câmpus, em sede própria, serão abertos cursos de mestrado e doutorado, com a contratação de novos professores e servidores administrativos. Durante o período em que os cursos forem ministrados nas instalações provisórias cedidas pelo Estado ou pela Prefeitura, o IFGoiano funcionára como um polo da instituição vinculado ao câmpus de Urutaí. Com a construção da sede própria, o polo será convertido em câmpus de Catalão, com autonomia própria.

Fonte: SECTEC-GO

Próximos Eventos