+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secretários estaduais discutem políticas de inovação durante videoconferência

Na tarde desta quinta-feira, 17, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, se reuniu com membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), através de videoconferência, para discutir o Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC). A abertura da videoconferência contou com a participação do diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões da Silva, que desejou sucesso e pleno êxito aos participantes e colocou a RNP à disposição dos secretários para realização de reuniões dessa natureza.

O Programa é formulado com o objetivo de dotar o país de instrumentos de políticas públicas e mecanismos institucionais renovados, mediante a execução de megaprojetos. Através do PNPC serão proporcionadas as circunstâncias necessárias e mais apropriadas para que o Brasil prospere em termos de inovação, desenvolvimento de produtos e tecnologia, sanando os problemas nacionais a estes referentes.

Como presidente do Consecti, o secretário Saumíneo Nascimento comandou a reunião e discutiu tópicos do Programa, como forma de reduzir a dependência da tecnologia estrangeira, o fomento de registro de patentes e a formação de um setor produtivo que cresça sustentavelmente. Na oportunidade, ainda foram discutidos marcos legais previstos no Decreto nº 8.269, de 25 de junho de 2014, que institui o Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento e seu Comitê Gestor.

“A intenção é construir um arcabouço de sugestões propositivas que possam ser levadas ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, inserindo-se, de forma especial, aspectos já trabalhados nos Planos Regionais de Ciência e Tecnologia, a exemplo do Norte – Plano da Amazônia e Nordeste – Plano do Nordeste”, explicou Saumíneo.

Em Sergipe, também participaram da discussão o diretor-presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Marcos Wandir, o diretor técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec) Marcelo Mendonça, além de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). A reunião contou ainda com um secretário por Região do país: a secretária da Paraíba – representando o Nordeste, o secretário do Mato Grosso – representante o Centro-Oeste, o secretário do Espírito Santo – representando o Sudeste e o secretário do Rio Grande do Sul, representando o Sul.  A próxima reunião do Consecti será realizada no próximo dia 04 de agosto, em Brasília.

Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos