Segundo o secretário José Costa, a comitiva veio à nossa capital para conhecer a estrutura da secretária para futuros convênios de mobilidade acadêmica para docentes e discentes, bem como outras áreas mais propícias para o desenvolvimento de pesquisas em parceira com universidades holandesas. “O objetivo é conhecer nossos potenciais para gerar oportunidades de negócios e identificar a possibilidade de cooperação entre nosso estado e a Holanda”, explicou José Costa.
O adido para assuntos econômicos da embaixada holandesa se mostrou muito interessado em algumas parcerias e destacou que esse levantamento resultará em relatório a ser encaminhado ao Governo dos Países Baixos, com sugestões para futuros acordos de cooperação técnica e negócios.
“Com esse relatório a embaixada deve estreitar o relacionamento com as empresas e as universidades para facilitar o estabelecimento de convênios no Maranhão”, justifica Jorgen Leeuwestein.
O adido manifestou interesse na participação da Embaixada no incremento de intercâmbio de estudantes brasileiros com universidades holandesas. “Temos interesse em investir nos jovens brasileiros, pois o Brasil se consolida cada vez mais no cenário internacional para novos mercados e precisamos estar atualizados trazendo expertizes dos países mais desenvolvidos”, esclarece o secretário José Costa.
Fonte: SECTEC-MA