+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secretário do Maranhão se reúne com equipe de implantação do Iema para discutir nova fase do instituto

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, se reuniu nessa sexta-feira (01) com a equipe de implantação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) com o objetivo de fazer o alinhamento da equipe e a revisão dos marcos e das diretrizes orientadoras do instituto. No próximo dia 07, o Governo do Estado comemora a inauguração das três primeiras unidades instaladas em São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim. O Iema representa um novo momento da educação pública do Estado com a oferta do ensino médio, concomitante com o técnico profissionalizante, em uma escola de tempo integral.

“O Iema é uma marca e uma prioridade do governo Flávio Dino e estamos trabalhando para que seja um grande sucesso e essas três primeiras unidades sejam referência para as demais que serão inauguradas até 2018”, disse o secretário. Com a criação do instituto, o governo busca ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado.

A proposta do governo é implantar o instituto em 23 municípios até 2018, oferecendo à sociedade estrutura para o ensino, pesquisa e extensão respeitando as necessidades de cada local. As reuniões de avaliação fazem parte da rotina de trabalho da Secti e são coordenadas pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), parceiro do governo na implantação do Iema.

Durante reunião de sexta-feira, o secretário avaliou como positivo o trabalho desenvolvido nas unidades nesse primeiro mês de funcionamento. “A nossa avaliação desse primeiro mês de funcionamento das unidades é muito positiva. O Iema não só gera um movimento novo do ponto de vista do currículo, do ponto de vista do modelo pedagógico, mas também gera uma mobilização social no município, gera emprego e esperanças e visão de futuro para a juventude que está na instituição e constrói seu projeto de vida”, observou o secretário.

“Estamos aqui discutindo a nova fase do Iema. Houve uma fase inicial com a formação dos docentes e agora temos aqui uma formação do ponto de vista da equipe interna que está conduzindo o processo de implantação do modelo pedagógico”, destacou o secretário ao falar sobre o objetivo da reunião.

As reuniões são conduzidas pelo ICE. A diretora pedagógica do instituto, Thereza Barreto, destacou que a partir das reuniões são alinhados os elementos sob o ponto de vista estratégico de organização da equipe e das ações que devem ser decorrentes desse ajuste. “A equipe cresceu, tem mais gente. Na quarta e quinta-feiras realizamos uma formação para alinhar os conceitos do modelo pedagógico de gestão e hoje foi para a gente ver como isso vai acontecer na prática”, destacou Thereza, que estava acompanhada do consultor João Freitas, que também compõe a equipe do ICE.

O pró-reitor de Pesquisa e Extensão do Iema, Dário Soares, destacou que é preciso que as unidades que já estão em funcionamento sejam referência e sirvam de modelo para as demais que ainda serão inauguradas. Para o próximo ano está prevista a inauguração de mais cinco unidades.

A reunião contou ainda com as participações do secretário-adjunto da pró-reitora de Ensino do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Socorro Fortes, e do secretário-adjunto de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social, André Bello, entre outros integrantes da equipe.

Fonte: SECTI-MA

Próximos Eventos