+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secretário de CT&I em reunião com empreendedores se compromete a manter agenda semanal em Alagoas

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, se reuniu em seu gabinete com alguns empresários de TI de Alagoas a fim de discutir possibilidades de otimização da área e explanar sobre o polo de TICs. O encontro ocorreu dia 18 e durou cerca de 4 horas. Setton ouviu explanações sobre representantes de quatro projetos: socioteca – que visa integrar empreendedores individuais, consultores e investidores em uma única plataforma ao fazer a fusão de interesses de dados, possibilitando o nascimento de sociedades via online; hand talk – aplicativo de cunho social que converte, simultaneamente, textos, imagens e áudios para a língua brasileira de sinais (Libras), possibilitando a inserção de deficientes auditivos na sociedade com independência; Bootrip – aplicativo elaborado a fim de promover o compartilhamento de informações turísticas sobre cidades visitadas pelo usuário ao redor do mundo e o Econf – aplicativo desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) a fim de otimizar a organização de eventos como palestras e seminários através de um organograma.

Após as apresentações, o secretário falou sobre o Polo Tecnológico da Informação, Comunicação e Serviços, que será implantado ainda este ano no bairro Jaraguá, em Maceió,  e fomentará a área de CT&I no Estado. “É preciso que o empresariado ande em compasso com o Governo do Estado, pois esse projeto só terá sucesso com todos os âmbitos em harmonia. O Governo do Estado vem trabalhando para que Alagoas seja referência nesse âmbito para o país através do Polo de TICs. Com a demanda que temos isso será possível”, destacou.

Como desdobramento, Setton se comprometeu a ouvir os empresários da área de TI.  “Me comprometo a me reunir semanalmente com desenvolvedores de TI em Alagoas para fomentar essa área. É um grande passo para alinharmos as ideias e trabalhar de conjunta”, finalizou. Representantes da Secretaria de Estado do Turismo também participaram da reunião.

Premiações

Com o resultado do projeto, os criadores do aplicativo hand talk receberam o prêmio de produto mais inovador do Brasil no RioInfo 2012, realizado no início deste mês. Carlos Wanderlan, Romulo Tenório e Thadeu Luz tiveram seu projeto escolhido entre os 600 selecionados de países da América Latina, Europa e América do Norte. Após a conquista, os premiados irão representar o país no WSA Mobile, evento mundial na área de TI que será realizado em fevereiro de 2013 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Além deles, Victor Yves e Felipe Reis ficaram entre as cinco ideias mais inovadoras do país com o projeto Socioteca.

Fonte: SECTI-AL

Próximos Eventos