Giro nos Estados

Secretário da Sedetec – Sergipe participa do XI Fórum sobre Criatividade e Inovação

Participantes do XI Fórum Internacional de Criatividade e Inovação tiveram a oportunidade de conhecer um pouco das ações realizadas pelo Governo de Sergipe, através da palestra realizada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, nesta quinta-feira, dia 02, na Universidade Tiradentes (Unit). Convidado para tratar sobre o tema ‘Economia Criativa’, ao lado de especialistas de outros Estados, o secretário destacou as atividades desenvolvidas pelo Museu da Gente Sergipana, inaugurado no ano passado pelo governador Marcelo Déda, e as ações do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

Na oportunidade, Saumíneo citou o Museu como um modelo de economia criativa, disponibilizado pelo Governo do Estado de forma gratuita para a população sergipana e aos turistas que visitam a capital. “O Museu da Gente Sergipana realiza ações de responsabilidade social, documentários, e constantemente é palco para o lançamento de diversas obras e atividades, o que vem mudando o cotidiano da cidade”, observou ao destacar que o espaço é mantido pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Sobre o SergipeTec, o secretário ressaltou a sua atuação no campo da inovação da economia criativa, nas áreas de energia e meio ambiente, biotecnologia e tecnologia da informação e comunicação. “Atualmente funcionando em um prédio provisório, estamos com obras em andamento da sua sede própria, a fim de desenvolver tecnologias de inovação que sejam constantes para aplicação imediata nos empreendimentos que venham se instalar no Estado”, explicou Saumíneo Nascimento.

Atenta à palestra, a funcionária do setor de Inteligência Competitiva da Unit, Greice Matos, demonstrou interesse em saber mais sobre o SergipeTec e sobre como é feita a gestão do Museu da Gente Sergipana, lugar que a fascinou pela diversidade de aspectos culturais. “Já visitei o museu duas vezes e gostei muito pela sua atratividade e inovação. Tão logo seja inaugurado o novo prédio do SergipeTec, farei questão de ir até lá também”, comentou.

Evento

Tendo como princípio básico disseminar o pensamento criativo no Brasil, o Fórum Internacional de Criatividade e Inovação está em sua 11ª edição, com a participação de pessoas de várias áreas do conhecimento que trabalham com os dois temas, e esse ano trabalhando quatro eixos temáticos. “Criatividade e inovação, liderança criativa, economia criativa e outros temas correlatos, ligados a esses três anteriores, estão na pauta das palestras e workshops que acontecerão simultaneamente nesses três dias de evento”, observou Fernando Viana, coordenador do fórum. De acordo com ele, 730 pessoas estão inscritas nas atividades que acontecem entre os dias 01 e 03 de agosto e contam com representantes de 14 Estados brasileiros, além de palestrantes do Canadá, Estados Unidos, Portugal, Argentina e Espanha.

Além do secretário Saumíneo Nascimento, participaram do painel ‘Economia Criativa: Impacto no desenvolvimento de comunidades, cidades, na geração de renda e na inclusão social’, a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão e o secretário de Estado do Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix Bezerra.

Fonte: Ascom – Sedetec – Sergipe

 

Próximos Eventos