+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secretário da Bahia visita Ceped e planeja mudanças promissoras para instituição

Em sua primeira visita como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) ao Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), que fica em Camaçari, Manoel Gomes conheceu as instalações e atividades desenvolvidas pelo primeiro centro de pesquisas da Bahia, criado em 1970. Na oportunidade, o secretário discutiu um planejamento de atividades para a instituição.

O gestor da pasta conversou com os funcionários do Ceped e participou de uma reunião com o seu diretor, Miguel Azcona, que apresentou as funções e resultados do Ceped. “Vi que há muito sendo feito, mas acredito de podemos fazer ainda mais. Parabenizo os funcionários do Ceped pelo excelente trabalho que vem sendo realizado. Existe um Campus da Ufba que está vindo para cá, então grandes e promissoras mudanças estão projetadas no horizonte para o Ceped”, disse.

O secretário da Secti destacou o trabalho da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incubatec), bem como a reforma de seis galpões onde, serão instalados laboratórios de análises químicas, engenharia e biotecnologia. “A incubadora me impressionou, porque ela tem cunho diferente das que existem em outros lugares. Seu perfil é industrial, diferenciado, pois existem poucas como ela no Brasil. Sobre os laboratórios, a ideia é transformá-los em unidades ainda mais eficientes. Serão menores em espaço físico ocupado, mas serão bem mais sofisticados, com equipamentos modernos e com capacidade de resposta rápida à indústria da Bahia”, acrescentou.

A revitalização do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia, que já está em andamento, vai oferecer mais qualidade e pioneirismo na execução de suas atividades. Sua carteira de serviços tecnológicos será expandida e laboratórios compartilhados com universidades e outros centros de pesquisa serão equipados com uma das mais completas infraestruturas de Pesquisa Aplicada da Bahia. Eles atuarão nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, energias limpas, calibração de equipamentos, entre outras.

Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos