Giro nos Estados

Secretário do MT assina termo de cooperação técnica e inaugura Centro de Acesso Tecnológico no Batalhão de Bombeiros

Durante as comemorações alusivas ao 49º aniversário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bello Bastos, inaugurou na sede do 2º Batalhão de Várzea Grande, nesta quinta-feira (22), o Centro de Acesso Tecnológico para Inclusão Social (Catis) e assinou o termo de cooperação técnica para que o Corpo de Bombeiros utilize a sala de teleconferência da Secretaria na produção e transmissão de vídeos institucionais.

O secretário destacou que o governador Silval Barbosa solicitou a integração entre as entidades estaduais e municipais para promover ações que atendam à população. “Um exemplo disso são os termos de cooperação entre as secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e de Segurança Pública (Sesp), com 60 Catis formalizados e destinados às instituições da Sesp”, ressaltou o secretário.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamente dos Santos, disse que o Governo do Estado não mede esforços para tentar dotar de condições mínimas de trabalho o Corpo de Bombeiros, com equipamentos, viaturas e qualificação profissional. “Todo esse trabalho sem ajuda das parcerias seria muito difícil”.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aderson José Barbosa, a parceria atuará como mecanismo de prevenção por meio da tecnologia. “Vamos produzir vídeos institucionais de caráter preventivo que serão veiculados, neste primeiro momento, nas escolas públicas dos municípios que integram o Comando Regional 1 do Corpo de Bombeiro Militar do Estado e depois nos demais municípios de Mato Grosso”, explicou o coronel.

Também presente no evento, o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães, enfatizou que a parceria do Corpo de Bombeiros com a prefeitura ajudará a minimizar a situação de queimadas nas áreas urbanas e florestais, principalmente nessa época do ano, quando os focos de queimadas são mais constantes.

Teleconferência e Catis – Construída em 2011, a sala de teleconferência da Secitec possui um sistema moderno que permite o uso de videoconferência para realizar curso de capacitação, treinamento, palestra, debate, entre outros. Já os Catis são compostos por 10 computadores, 10 estabilizadores, um servidor, uma impressora, conjuntos de mesas e cadeiras, rack e balcão, projetor multimídia, aparelho de ar-condicionado, quadro branco, modem e nobreak.

Fonte: SETEC-MT

Próximos Eventos