Giro nos Estados

Secretário anuncia início das obras do novo polo Cederj na Rocinha

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, e a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, concederam nesta quarta-feira entrevista coletiva para falar sobre a implantação de uma delegacia na Rocinha, no prédio onde hoje funciona um polo do Cederj (Centro de Educação a Distância). Os quase mil alunos serão transferidos, em caráter provisório, para o Ciep Airton Senna, que fica ao lado do polo, até o fim do ano letivo, que se encerra em 20 de dezembro.

Segundo o secretário Gustavo Tutuca, duas necessidades foram atendidas com a decisão: a implantação de uma delegacia na comunidade e a expansão do polo Cederj, cujo projeto já estava pronto.

O novo polo Cederj terá uma área total de 1.200m², contra os 400m² do prédio onde será instalada a delegacia. A previsão, segundo Gustavo Tutuca, é de que o alunos já iniciem o período letivo de 2014 (janeiro) nas novas instalações.

– Em conversas com o governo, chegamos à conclusão de que o prédio onde está instalado hoje o polo Cederj seria o melhor local para funcionar a delegacia. Como o Cederj já tinha planos de expansão, recebemos a notícia com muita tranquilidade. Tanto que as obras de nossa nova sede começaram hoje. A expectativa é de que os alunos já iniciem o período letivo de 2014 nas novas instalações.

A mudança das instalações do polo para o Ciep será concluída até  o próximo dia 20. Os alunos contarão com três salas de tutoria, laboratório de informática, uso compartilhado da biblioteca, salas de atendimento para os alunos do Ceja, além de sala de provas.

Delegacia

 A comunidade da Rocinha receberá uma delegacia, nos padrões da Delegacia Legal, com cerca de 40 policiais e dois delegados. A previsão, segundo a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, é de que a unidade comece a funcionar no fim de dezembro deste ano ou em janeiro de 2014.

O objetivo principal da iniciativa é proporcionar maior conforto e melhor atendimento aos cerca de 150 mil moradores da comunidade de São Conrado, que não precisarão mais se deslocar à 15ª DP (Gávea) para registrar as ocorrências.

Segundo a chefe de Polícia Civil, uma outra delegacia será instalada no Complexo do Alemão, no primeiro trimestre de 2014.

– Não há dúvidas de que a instalação desta delegacia na Rocinha vai agregar valor ao projeto de pacificação. Vamos prestar um atendimento melhor à população local, que não precisará mais se deslocar para registrar ocorrências – explicou Martha Rocha.

Próximos Eventos