Giro nos Estados

Secretário Alípio e reitores reúnem-se com Governador do PR

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, juntamente com reitores e diretores das universidades e faculdades estaduais do Paraná, esteve reunido ontem (23) com o governador do Paraná, Beto Richa, tratando de assuntos que envolvem as instituições de Ensino Superior do Paraná relacionados a diversos aspectos de gestão. Participaram do encontro também a secretária de Administração e Previdência, Dinorah Portugal Nogara, além de assessores e diretores das duas Secretarias.

As dificuldades na reposição de pessoal, o corte das horas extras e as restrições orçamentárias foram os principais itens da reunião. Foram apresentadas algumas considerações técnicas pelos dirigentes das universidades e a partir disso ficou determinado pelo governador que o Conselho de Gestão do Governo irá avaliar os assuntos das IES com as necessárias excepcionalidades previstas em lei para tentar resolver com, a maior brevidade possível, a questão da reposição de pessoal. A Secretaria de Administração e Previdência ficou incumbida por Richa de encaminhar as questões na próxima reunião do Conselho de Gestão, que acontecerá nesta quinta-feira (25).

Na avaliação do reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, a reunião foi oportuna, uma vez que os reitores das instituições de ensino superior puderam apresentar um diagnóstico dos problemas enfrentados pelas IES.

Prates Filho salientou que os dirigentes das instituições solicitaram ao governador maior agilidade nas autorizações de concurso de professores e agentes universitários e também nas nomeações destes servidores. Os reitores solicitaram ao Governador uma reavaliação sobre o impacto no funcionamento operacional das IES, que os recentes decretos que determinam o corte na verba de custeio e a redução nas horas extras, podem causar.
O reitor da UEM acredita que o encontro com o governador ajude a solucionar alguns dos problemas enfrentados hoje nas universidades, já que Richa autorizou os secretários a buscarem providências o mais rápido possível, no sentido de atender às demandas dos reitores.

Para o presidente da Apiesp, Aldo Nelson Bona, a reunião foi extremamente produtiva e importante, pois permitiu evidenciar ao governador que, sem as devidas excepcionalidades, as IES não conseguirão conduzir as atividades até o final do ano.

Estiveram presentes à reunião, representando as Instituições de Ensino Superior (IES), os professores Aldo Nelson Bona (reitor da Unicentro e presidente da Apiesp – Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), João Carlos Gomes (reitor da UEPG e presidente da Abruem – Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), Júlio Santiago Prates Filho (reitor da UEM), Antônio Carlos Aleixo (reitor da Unespar), Berenice Jordão (vice-reitor da UEL), Stela Maris da Silva, Angelo José Sangiovanni (diretora e vice-diretor da FAP PR, respectivamente) e Maria José Justino (diretora da Embap).

Fonte: SETI-PR

Próximos Eventos