+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secretária Patrícia Freitas recebe comitiva da UNESCO no Piauí

A secretária da SEDET, Patrícia Freitas, recebeu a comitiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, que veio ao Piauí apresentar um documentário sobre o Patrimônio Mundial da Humanidade, em São Raimundo Nonato.

EmTeresina, a secretária os levou até a Universidade Federal do Piauí, onde ocorria o X Simpósio Internacional de Arte Rupestre e em seguida à Universidade Estadual do Piauí com a intenção de firmar parceria para implantação de projetos na região de São Raimundo Nonato.

A UNESCO tem interesse no Parque Nacional da Serra da Capivara com objetivo de contribuir, de modo sustentável, com o desenvolvimento econômico da região. “O Parque Nacional da Serra da Capivara é o desafio do desenvolvimento local e a UESPI tem muito a contribuir com estudos sobre a região”, disse o representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz.

Para Patrícia Freitas, a parceria significa “tentar aliar a academia ao setor produtivo e buscar soluções através da pesquisa”, ressaltou. Neste encontro ficou estabelecido a elaboração de um plano de desenvolvimento junto a UNESCO, observando programas que a instituição já oferece.

Participaram da reunião, representando a administração superior da UESPI, o reitor Dr. Nouga Cardoso, os Pró-Reitores Geraldo Eduardo, Diógenes Buenos Aires,  Ailma do Nascimento e a Assessora Especial da Reitoria, Edileusa Maria Lucena. A Comitiva da Unesco contou com o representante da UNESCO no Brasil Lucien Muñoz, a coordenadora de cultura, Patrícia Braz, a Assessora da coordenação de Planejamento e Estratégia, Roberta Martins e a Diretora Executiva, Maria Ingnes.  Na equipe administrativa do Estado estavam Roge Jacob, superintendente de representação do Piauí em Brasília- SUPRI, Patrícia Freitas, Secretária da  SEDET, o Prof. Francisco Soares, superintendente de Ciências e Tecnologia, Prof. Francisco Lima, Diretor de Tecnologia e Pesquisa, Ivani Gonçalves, Diretora de Desenvolvimento Econômico,  a secretária Eleonora Parente (SEPLAN), o coordenador de projetos Prof. Edson Correia, da Secretaria de Turismo, a diretora de Assuntos culturais, Soraya Guimarães da  FUNDAC, a diretora Emília Nunes e a assessora do Cerimonial, Maria Salete Carvalho, do Cerimonial do Governo do Estado.

UNESCO no Piauí

A UNESCO vai exibir o filme “Serra da Capivara” nos dias 27 e 28 deste mês, às 19h, em Novo Zabelê, no município São Raimundo Nonato, e em Sítio do Mocó, no município de Coronel José Dias, respectivamente. No evento, estarão presentes o representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, e representantes das entidades gestoras da Unidade de Conservação – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), entre outras autoridades.

Além desta apresentação, também virá ao Piauí o do Embaixador da França, Denis Pieton, à FUMDDHAM –  Fundação do Homem Americano  , motivada pela presença da Missão Arqueológica Francesa em São Raimundo Nonato, trazendo como objetivo a organização da realização de uma exposição sobre a Serra da Capivara em Paris, que deve ocorrer em novembro.

Fonte: SEDET-PI

Próximos Eventos