+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso e Intel Brasil se unem na capacitação de professores da rede pública de MT

O Governo do Mato Grosso, através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Intel Brasil, promoveram pela primeira vez no Estado uma palestra que visou atingir professores da rede pública para a aplicação de Metodologia Científica no Ensino Médio. A capacitação, realizada na tarde desta terça-feira (19), no estúdio televisivo do programa educacional ‘MT Preparatório’, no Palácio Paiaguás, foi aberta pela secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, e desenvolvida pelo gerente de Educação da Intel Brasil, Rubem Paulo Saldanha.

“A área de ciências e matemática e a metodologia científica são tópicos que precisam ser trabalhados desde o ensino médio, para que tenhamos o desenvolvimento de inovações, tanto no estado quanto no país. E isto pode ser feito de uma maneira transversal, aliando conteúdos que os estudantes, atualmente, estudam sem saber o por quê. Despertar-lhes a curiosidade através da ciência é um caminho já comprovado e que resulta em frutos relevantes.”, afirma a secretária Áurea Ignácio.

A Intel irá oferecer a experiência e a estrutura do seu programa de feiras de ciências, em parceria com duas feiras de renome nacional (MOSTRATEC e FEBRACE), para professores do estado, que irão trabalhar acompanhando alunos nas suas pesquisas, além de ajudar a formar outros professores nas localidades onde atuam. A palestra falou sobre as melhores práticas da aplicação da Metodologia Científica no Ensino Médio, e contou ainda com a participação do coordenador da popularização da Ciência da Secitec, Wilson Dias.

Capacitação visa desenvolver a Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia

A iniciativa está relacionada com o objetivo da Secretaria Estadual de Ciência e Tenologia (Secitec) de desenvolver e otimizar os resultados da “VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia” – marcada para final de agosto deste ano. A Mostra terá três dias de atividades, que serão organizadas pela Superintendência de Desenvolvimento Centífico, Tecnológico e de Inovação (SDCTI), ligada a Secitec, pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Ao todo, serão mais de 100 estandes de projetos inscritos e o público terá a oportunidade de visitar e conhecer diversos trabalhos de destaque em ciência, tecnologia e inovação, realizados por diversas instituições de ensino e pesquisa do Mato Grosso.

“O nosso maior objetivo da Mostra é a popularização da ciência, tecnologia e inovação em Mato Grosso. Para isso, é importante a integração de setor produtivo com as instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas”, afirmou Áurea Regina.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo.

Fonte: Assessoria Secitec-MT

Próximos Eventos