+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso divulga regulamento da ‘VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’

 Já está disponível no site da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) o regulamento da ‘VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’, evento realizado pela própria pasta, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a empresa Intel, que projeta e fabrica dispositivos computacionais.

O evento, desenvolvido para incentivar os alunos da rede pública, privada e tecnológica de todo o Estado a desenvolverem projetos científicos e inovadores, está marcado para ocorrer entre os dias 03 a 05 de setembro, das 13h15 às 21hs, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Até o segundo semestre de julho, as unidades educacionais de nível Fundamental, Médio e Técnico dos 141 municípios de Mato Grosso precisam incentivar os estudantes a elaborar projetos, para em seguida fazerem uma triagem dos melhores e inscrevê-los entre os dias 23 de julho a 10 de agosto. Os que passarem por essa seleção representará os município, vindo a Capital, e participando da ‘VI Mostra’, onde os trabalhos escolares serão expostos. Cada município poderá inscrever até quatro projetos, composto cada um por no máximo três participantes, sendo dois alunos e um orientador ou professor.

Ao final da ‘VI Mostra’ oito projetos serão sorteados para participar da ‘IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’, e outros dois serão selecionados para estar na Mostratec, que ocorrerá de 22 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo (RS).

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secitec, Bernadete Ribeiro, os alunos aptos a participarem da ‘VI Mostra’ devem ter entre 06 a 20 anos. Já os professores ou orientadores devem ter idade acima dos 21 anos.

A previsão é de que a Mostra Estadual abrigue cerca de 100 estandes, cujo o público terá a oportunidade de visitar e conhecer gratuitamente  diversos trabalhos escolares de destaque em ciência, tecnologia e inovação.

Premiação

Os alunos que tiverem seus trabalhos na ‘VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’ receberão certificado de participação. Os três melhores trabalhos de cada categoria – Fundamental, Médio e Técnico – vão receber medalhas. Ainda serão distribuídas 16 bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, os professores ou orientadores dos quatros trabalhos mais pontuados pelo Comitê de Revisão Científica (CRC) da ‘VI Mostra’ irão ganhar um notebook. E as escolas desses quatro trabalhos mais pontuados pela CRC receberão uma TV de LED 40 polegadas.

Fonte: Assessoria/Secitec

Próximos Eventos