Giro nos Estados

Secretária Estado de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso realiza 1ª reunião de trabalho com diretores de escolas técnicas

No encontro temas como o Pronatec, o PTA 2013 e o fluxograma de documentos oficiais foram abordados.

Oportunidade para tirar dúvidas e dar sugestões. Assim ficou marcada a primeira reunião de trabalho entre a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, e os nove diretores e coordenadores das Escolas Técnicas de Ensino de Educação Profissional e Tecnológica, que ficam sob a administração da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec). 

No primeiro encontro entre a titular da Secitec e os administradores das escolas técnicas do Estado, temas como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), o Plano de Trabalho Anual (PTA) 2013 e o fluxograma de documentos oficiais foram abordados. Na reunião, realizada na sala de reuniões da Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), em Cuiabá, o ponto mais ressaltado na reunião de trabalho foi quanto à participação da Secitec no Pronatec. Criado em outubro de 2011 pelo governo federal com o objetivo principal de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira, o Programa prevê para Mato Grosso o envio de aproximadamente R$ 9 milhões em recursos federais e a oferta de sete mil vagas. Boa parte dessas vagas serão ocupadas nas dependências das nove escolas técnicas. 

“Pelo menos a cada 40 dias iremos promover reuniões como essas. Esses encontros serão a oportunidade perfeita para afunilarmos nossos trabalhos na oferta de cursos técnicos e de capacitação”, comenta Áurea Ignácio. 

Organizado pela Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Secitec, a reunião será estendida até a manhã de quinta-feira (19) quando a servidora da Secitec, Poliana Peron irá tirar as dúvidas dos diretores e coordenadores a execução do Pronatec nas unidades de ensino tecnológico estaduais. 

Atualmente, existem em Mato Grosso nove unidades em que são oferecidos cursos profissionalizantes de acordo com a necessidade da região. As cidades com pólos da Secitec são: Alta Floresta, Barra do Garças, Sinop, Lucas do Rio Verde, Diamantino, Tangará da Serra, Poxoréu, Rondonópolis e Campo Verde. Esse número irá aumentar até o final de 2014, quando será finalizado as obras de construção de mais oito escolas técnicas nas seguintes cidades: Sorriso, Primavera do Leste, Água Boa, Cáceres, Juara, Matupá, Cuiabá e Campo Verde.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secitec-MT

Próximos Eventos