+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secretaria em Goiás leva qualificação profissional a Niquelândia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) promove, de 15 a 19 de fevereiro, o primeiro SED Adiante de 2016. Niquelândia foi o município escolhido para receber programas e ações de empreendedorismo como cursos, palestras, divulgação de linhas de crédito e exposição de artesanato goiano, entre outras iniciativas. A abertura oficial será nesta segunda-feira, às 9 horas, na Avenida Brasil (ao lado do Ginásio de Esportes) com a presença do governador em exercício José Eliton, e da titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges.

O SED Adiante, realizado em parceria com a Secretaria Cidadã, chega à cidade para amenizar os impactos da suspensão das atividades da Votorantim Metais no município. Com os cursos de capacitação e qualificação profissional, o governo espera que funcionários desligados da empresa disponham de mais conhecimento para buscarem alternativas ao emprego formal, como abertura de empresas e projetos que fomentem a economia local.

As ações são focadas, especialmente, na requalificação da mão de obra e gestão empresarial para capacitar os trabalhadores afastados pela mineradora. De acordo com o governador em exercício, José Eliton, uma das vertentes do SED Adiante em Niquelândia vai trabalhar no sentido de não deixar que a economia da cidade seja afetada de forma negativa. “É uma união de esforços muito importante neste momento. Estamos criando uma linha de trabalho para estimular o empreendedorismo no município”, explica.

Além do que será oferecido pela SED, a parceria com a Secretaria Cidadã também renderá serviços como emissão de documentos (carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, passaporte do idoso e passe livre para deficientes), corte de cabelo, recreação e lazer, assistência odontológica (limpeza bucal e aplicação de flúor), assistência jurídica, orientações e serviços do Detran-GO, entrega de mudas de árvores e palestras socioeducativas.

Ações emergenciais

Após a Votorantim anunciar a suspensão das suas atividades, no final de janeiro de 2016, a SED realizou reunião entre governo e lideranças de Niquelândia para discussão de alternativas de enfrentamento ao desemprego e para contribuir com o plano de desenvolvimento do município. A empresa empregava cerca de 980 trabalhadores.

Na época, o governador Marconi Perillo definiu um pacote de medidas que visa amenizar os efeitos negativos da suspensão da extração de níquel pelo Grupo. Atualmente cerca de 150 dos 900 trabalhadores permanecem empregados diretamente pela empresa, para a manutenção da planta da indústria.

Edições do programa

Durante todo o ano estão previstas, no mínimo, mais 10 edições do programa que vai contemplar todas as regiões do Estado. Em 2015 a iniciativa levou benefícios para os municípios de Posse, Quirinópolis e Caldas Novas.

Fonte: SED-GO

Próximos Eventos