Giro nos Estados

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe reforça parceria com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) sediou nesta segunda-feira, 16, a reunião ordinária do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI). Na ocasião, tomaram posse como novos membros o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, e o adjunto, Carlos Augusto Franco. O encontro marcou a parceria entre o Governo do Estado – integrante do Conselho, através da Sedetec, e a Organização Social Estadual, responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais que favorecerem comunidades mais carentes de Sergipe.

Na oportunidade, o empresário Roger Dantas Barros foi eleito presidente do Conselho de Administração do IPTI que, como os outros integrantes, exercem o cargo sem remuneração. Representante do Fórum Empresarial de Sergipe, Roger Dantas destacou alguns desafios a enfrentar. “Vamos renovar o Conselho e rever o planejamento estratégico do IPTI, promovendo a união dos pares que o compõem, a fim de tocar os projetos desenvolvidos pelo instituto. Estas ações servirão de modelo para outros Estados e até como referência no país e no mundo”, enfatiza o empresário.

Ainda durante a reunião, o representante do IPTI, Saulo Barretto, apresentou os projetos que foram e estão sendo desenvolvidos pelo instituto em Sergipe, nas áreas de educação, saúde pública e economia criativa. “O IPTI tem desenvolvido soluções inovadoras de interesse social, em parceria com a comunidade de Santa Luzia do Itanhy, como a tecnologia social de combate à anemia nas escolas, na área da saúde; o conhecimento das neurociências para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de matemática e linguagem, na educação; e ainda na área da economia, com o projeto Cultura em Foco, iniciado em meados de 2009 com os artesãos de Santa Luzia do Itanhy, que têm produzido objetos de design contemporâneo, a partir de suas técnicas artesanais com peças de ”fuxico”, e conseguido inserir estes produtos no mercado, com alto valor agregado”, informa Barretto.

Para ele, a reunião foi muito positiva e produtiva. “A determinação do secretário Saumíneo, em empreender todos os esforços, é essencial para consolidar a proposta de implantação de um centro de tecnologias sociais em Sergipe”, afirmou o representante do IPTI, ressaltando a importância da instauração de um grupo de trabalho para rever e aperfeiçoar o planejamento estratégico do IPTI, para os próximos dois anos (2013 e 2014), alinhado com o atual cenário brasileiro e de Sergipe.

O IPTI e as parcerias

Com sede no povoado Crasto, município de Santa Luzia do Itanhy, o IPTI é uma instituição privada de pesquisa científica aplicada, com fins não econômicos, cujo principal objetivo é realizar estudos e pesquisas, de natureza multidisciplinar, voltados para a melhoria e o desenvolvimento das condições sociais, econômicas, educacionais e culturais da sociedade, que desde 2006 mantém diálogo com o Governo do Estado. Distante 76 Km da capital, Santa Luzia do Itanhy está em segundo lugar entre os municípios que apresentam menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Sergipe e vem sendo beneficiada com os projetos desenvolvidos pelo instituto.

O IPTI busca as articulações com o setor público, privado e comunidade a partir do fortalecimento da proposta de implementação do modelo de desenvolvimento (arte, ciência e tecnologia) no sul de Sergipe, trabalhando sua relação com as parcerias consideradas mais estratégicas. “A Sedetec, enquanto membro do Conselho de Administração do IPTI, pretende apoiar as ações do Instituto na perspectiva de fomento da ciência, tecnologia e inovação”, ressalta o secretário Saumíneo Nascimento, que juntamente com representantes da Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhy, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Movimento Competitivo Sergipe (MCS) e do Fórum Empresarial de Sergipe formam o Conselho da organização social.

Fonte: Ascom – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia – Sedetec

Próximos Eventos