Giro nos Estados

Secretaria de C&T do RS comemora 25 anos em evento no Palácio Piratini

A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) comemorou a passagem dos 25 anos na quinta-feira (24). Realizada no Palácio Piratini, a cerimônia de comemoração reuniu 17 ex-secretários, dos 18 que estiveram à frente da pasta. Em vídeo, eles acompanharam a trajetória da SCIT. Uma apresentação artística ainda homenageou o padre e cientista Roberto Landell de Moura.

Acompanhado do atual titular da Secretaria, Cleber Prodanov, o governador Tarso Genro destacou a importância da inovação tecnológica para o controle das ações dos órgãos públicos. “O Estado pode se dissolver na sociedade e ser controlado por ela, não somente pelos meios presenciais e instrumentos de controle que o direito público constitui, mas por meio desses meios tecnológicos, revolucionários”.

Funcionária mais antiga, a assessora jurídica Dione Dick Vasconcellos trabalhou com todos os secretários. “Esse grupo não tem nenhuma condenação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 25 anos. É um orgulho muito grande para o Rio Grande do Sul e para mim, que tive a honra de trabalhar com eles”.

A ex-secretária Renita Dameto, titular em 2006, explicou a importância da pasta. “É uma área importantíssima para a sociedade. A ciência, tecnologia e inovação são temas que nos colocam na contemporaneidade do mundo e são importantíssimo para o desenvolvimento socio-econômico”, afirmou.

Histórico
Instituída em 1987 na estrutura organizacional do Estado, a Secretaria passou a gerenciar a Cientec, Fapergs e, recentemente, a Uergs. O atual secretário, Cleber Cristiano Prodanov, assumiu a SCIT no dia 3 de janeiro de 2011. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), Prodanov é Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Fonte: SCIT-RS

Próximos Eventos