+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Secretaria de C&T do Acre inaugura portal com novas ferramentas tecnológicas

Já está online desde quarta-feira, 12, o portal da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), com o endereço http://www.sect.ac.gov.br/. Elaborado em parceria com a Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), o portal tem a finalidade de divulgar as ações da Secretaria, com notícias, editais e serviços, através de um espaço democrático e articulado com a proposta de implementar ações científicas e tecnológicas do Acre.

O secretário de Ciência e Tecnologia Marcelo Minghelli afirma que o portal vai muito além de um simples site. “Não se trata apenas de página, mas sim de um conjunto de ferramentas que possibilitarão a interação da comunidade acreana e seus parceiros institucionais. Nesse portal, a comunidade acadêmica poderá participar e se informar das oportunidades de financiamento e pós-graduação”, diz. Ele cita como exemplo o edital dos núcleos de pesquisa e os processos do doutorado da Rede Bionorte.

Para Vasti Quintana, da equipe de inovação da SECT, um dos destaques do portal é a implementação do Fórum Acreano de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Ele será usado como um espaço aberto de discussão para toda a população”, justifica. Para ela a Rádioweb C&T, retransmitida a partir do portal, também é um interessante recurso. “A rádio é especializada no nosso campo de ação e sempre traz informações importantes sobre ciência e tecnologia”.

O 1º Seminário de Pós-Graduação e Inovação do Estado do Acre: Promovendo a Cultura da Inovação tem como objetivo fomentar núcleos de pesquisas interinstitucionais e as inscrições já podem ser feitas a partir do portal da SECT

O novo portal criado pela DMA foi realizado através da Fábrica de Portais, um projeto de criação de portais de governo desenvolvido pela equipe da diretoria, e que já criou 28 portais para diferentes órgãos do governo do Estado. Minghelli lembra que as parcerias são importantes para o êxito de qualquer projeto. “A contribuição da Diretoria de Modernização foi fundamental para que a SECT pudesse contar com ferramentas modernas de comunicação com a população”. Osvaldo Milani Neto, analista de sistemas da DMA fez parte de diversas criações para o estado e afirma, “A DMA é hoje, uma grande referência em tecnologia, e trabalhar em parceria com a SECT é mais uma prova do quanto o estado está crescendo tecnologicamente”.

Outras novidades

Além disso, o portal possui novos serviços desenvolvidos pela DMA, com um sistema de cadastramento e identificação para os eventos relacionados ao tema de ciência e tecnologia. “Nossa intenção inicial era desenvolver um sistema para um único evento, que é o 1º Seminário de Pós-Graduação e Inovação do Estado do Acre: Promovendo a Cultura da Inovação. Pretendemos expandir o uso da ferramenta para outros eventos”, explica  o gestor e analista da equipe da DMA, Hudson Medina.

O Analista Valdo Melo, explica que este novo serviço permite controlar melhor eventos e seminários. “Contamos também com um sistema que permite a  criação de códigos de barras gerados a partir da inscrição, possibilitando uma lista de presença eletrônica que facilitará o trabalho da organização dos eventos”.

Fonte: SECT-AC

Próximos Eventos