Giro nos Estados

Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas tem novo adjunto

O novo secretário adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Vicente José Gamarano, e o novo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Luciano de Assis Pereira, assumiram seus respectivos cargos em uma solenidade de posse realizada na tarde de segunda-feira (11), na Cidade Administrativa.
A cerimônia foi comandada pelo Secretário da Sectes, Narcio Rodrigues. O professor Evaldo Vilela, que após sete anos integrou a equipe da Secretaria,  deixa o cargo de Secretário Adjunto da Sectes, e irá assumir um novo desafio na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A subsecretaria de Ensino superior, Liana Portilho também estava presente.
Em seu discurso, Narcio Rodrigues fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pelo professor Evaldo Vilela:. “O companheirismo, a lealdade e principalmente a competência do professor Evaldo contribuiu para que a ciência, tecnologia e inovação deixasse uma condição periférica no Estado para ser essencial e ocupar um papel de destaque”.
Emocionado, Evaldo Vilela disse que deixa a Sectes “com o sentimento de ter contribuído e acrescentado para a evolução da Secretaria”. Ele ainda agradeceu o comprometimento de todos que trabalharam com ele e saudou os amigos da Fapemig – alguns destes presentes na solenidade. Ao término de sua fala, o professor voltou a se emocionar ao ler uma citação de Mário Quintana que foi escrita em uma carta assinada pelos servidores da Sectes. “A amizade é um amor que nunca morre”.
Narcio Rodrigues, por sua vez, destacou a competência de Vicente Gamarano e José Luciano: “Devemos seguir trabalhando com o propósito de melhorar as condições de vida da sociedade. Para isso, todas as pessoas que estão na Sectes tem que ter a consciência de que todos os dias cada um é responsável por colocar um tijolo na inovação de Minas”, concluiu.
“Agradeço ao governador Antônio Anastasia e ao secretário Nárcio Rodrigues pela confiança. Cargos são passageiros, os resultados ficam. Eles que podem trazer um legado à sociedade; é assim a vida pública. O nosso dever é mudar a realidade deste país por meio da educação”, disse o novo Secretário Adjunto, Vicente Gamarano, ao assumir o cargo. Ele destacou também que pretende dar prosseguimento aos grandes projetos e desafios traçados para este último ano de Governo. Gamarano ocupava o cargo de Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
José Luciano seguiu a mesma linha de pensamento de Gamarano, e reafirmou  que pretende fazer com que as metas estabelecidas sejam cumpridas. “Pretendo trabalhar muito e conquistar os objetivos traçados, mesmo com o tempo restrito por se tratar de ano eleitoral”. Ele ainda agradeceu ao secretário pela oportunidade e que as suas conquistas não seriam obtidas sem os seus funcionários. Antes de assumir o cargo, José Luciano era superintendente de Inovação e Tecnológica.
Também estiveram presentes na posse o presidente da Fapemig, Mário Neto Borges; o presidente do Unesco-Hidroex, Octávio Elísio; o vice-presidente do Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTEC), Eduardo Bernis; o presidente da Fumsoft, Leonardo Fares; e o vice-presidente da Suceso-MG, Leonardo Bortoletto.
Fonte: SECTES-MG

Próximos Eventos