+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Seciteci firma compromisso com prefeituras para capacitar alunos do ensino médio em MT

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato, formalizou os termos de cooperação técnica com as prefeituras de Mirassol D’Oeste e Pontes e Lacerda, para promover o curso gratuito de Técnico em Agropecuária, nestes municípios. O curso será realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos.

Segundo o secretário, a parceria entre Estado e município é fundamental para a consolidação de cursos profissionalizantes que será realizado em diversas regiões do Estado.

“Ao todo serão formalizados nove termos de cooperação. Além destas cidades, também contarão com os cursos os municípios de Campos de Júlio, Aripuanã, Colniza, Querência, Peixoto de Azevedo, Paranatinga e Alto Boa Vista, portanto o apoio dos prefeitos é essencial para garantir o atendimento para cerca de 270 alunos em todo o Estado”, disse Borgato.

O prefeito de Mirassol D’Oeste, Héctor Alvares Bezerra, destacou que as vagas se esgotaram rapidamente e foi criada uma lista de espera no município. “Nosso compromisso é garantir a estrutura para o bom andamento deste curso, pois sabemos o quanto esta ação será importante para o crescimento da nossa região, porque além de capacitar os jovens, fomenta o ingresso de profissionais capacitados para o mercado”.

Segundo o prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos, quanto mais os jovens são qualificados, maiores as chances de eles conseguirem um emprego. “O Mediotec é um programa que oportuniza aos alunos da rede pública cursar ao mesmo tempo, um curso técnico, então, é importante dar oportunidade para estes jovens sejam  inseridos no mercado de trabalho”, ressaltou.

A coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares, explica que as aulas serão presenciais, com previsão de início no segundo semestre deste ano.

“As escolas já estão se preparando para dar início ao ensino presencial principalmente em cursos que não tem condições de colocar na modalidade de ensino a distância (EAD), e precisa de aulas em campo, atividades laboratoriais, etc. Para isso, adotaremos todos os devidos cuidados, para evitar possíveis contaminações em sala”.

Fonte: SECITEC MT (adaptado) em 16/06/2021

Próximos Eventos