Giro nos Estados

Secitec – Mato Grosso e PM debatem criação de mestrado em Segurança Pública

 A secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, e a tenente-coronel da Polícia Militar do Estado, Diva Mainardi, retomaram nesta tarde de terça-feira (12) as discussões sobre uma possível implantação em Mato Grosso do curso de mestrado em Segurança Pública. Idealizado com o objetivo de formar profissionais que desenvolvam análises institucionais do sistema de segurança pública, o mestrado tem a meta inicial de ofertar 15 vagas para atender os servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. A capacitação, com prazo previsto de 24 meses, está em fase de discussão de orçamento e definição de atuação das entidades governamentais e educacionais envolvidas.

De acordo com Áurea Regina Ignácio, a Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece um mestrado em Segurança Pública e a intenção é fazer uma parceria com a UFPA, envolvendo a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

“Mato Grosso precisa formar frentes de pesquisa no combate à criminalidade. Não basta formar profissionais. É preciso também formar cidadãos e, mais do que tudo, fazer com que a sociedade perceba a Educação como um agente qualificado de intervenção social, capaz de alterar suas vidas de maneira direta”, acrescenta a secretária de Estado.

Segundo a tenente-coronel e diretora de ensino e pesquisa da Polícia Militar, Diva Mainardi, nas próximas semanas, ela juntamente com a titular da Secitec irão resgatar a proposta do projeto de implantação do mestrado que atenderá os servidores da área de segurança pública. “O que sabemos é que há demanda para esse mestrado e o local para essa qualificação é Cuiabá, utilizando o espaço da UFMT. Não podemos deixar esse assunto de lado, visto que o nosso trabalho e a sociedade será diretamente beneficiada com esse mestrado”, explica a tenente-coronel.

Fonte:  Assessoria de Imprensa da Secitec-MT

Próximos Eventos