Giro nos Estados

Secitec: Foco da nova gestão é acelerar construção de novas escolas técnicas no MT

O foco da nova gestão da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) será o de acelerar as obras de construção de oito novas Escolas Técnicas de Educação Profissional e Tecnológica, ligadas à pasta. A intenção é em 2014 dobrar o número de pontos que ofertam ensino profissionalizante e técnico no Estado. Atualmente Mato Grosso tem oito unidades do segmento capacitação técnica nas cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poroxéu, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Com a conclusão das obras em andamento nas cidades de Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Juara, Matupá, Primavera do Leste e Sorriso, de oito sobe para 16 o número de escolas técnicas profissionalizantes. 

De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, a meta da pasta é acelerar a construção para que em 2014 comecem a ser realizadas aulas nessas novas unidades de ensino do Governo do Estado. 

Acompanhado do secretário adjunto Adriano Breunig, Bastos comenta que outro desafio assumido pela administração será o de entregar todos 444 laboratórios de informática até junho deste ano. Os equipamentos, adquiridos com de recursos de emendas da bancada federal de Mato Grosso alocados no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), vão contemplar todos os 141 municípios de Mato Grosso. “Nesse primeiro momento será o de concluir a entrega das novas escolas e desses laboratórios de informática. Mas não iremos deixar de dar continuidade nos nossos programas como o ‘MT Preparatório’ e ‘Pronatec’, que este ano continuarão a ser destaque nos trabalhos da Secitec”, comenta Rafael Bastos, ao acrescentar ainda que haverá enfoque na qualificação profissional, no incentivo à pesquisa e no fortalecimento de ações conjuntas com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 

Para 2013, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia prepara oferecer cerca de duas mil vagas em cursos técnicos profissionalizantes. Os interessados em participar de capacitação feita pela pasta precisam ficar atentos aos processos seletivos, presentes no site da instituição governamental. 

Fonte SECITEC MT

Próximos Eventos