+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Scit RS recebe comitiva de Pelotas para discutir credenciamento do parque tecnológico

Uma comitiva da cidade de Pelotas, com o  prefeito Eduardo Leite (PSDB) e a deputada estadual Miriam Marroni (PT), foi recebida nesta quarta-feira , 19,  pelo secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, na sede da secretaria. A pauta do encontro, que contou também com a presença de representantes da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas e IFSUL (Instituto Federal Sul-Riograndense), foi o credenciamento do Parque Tecnológico da cidade.

As discussões giraram em torno da necessidade de agilizar o processo para consolidação do parque  junto à SCIT, cujo prazo está se encerrando no final deste mês. Segundo o secretário Prodanov, o governo do Estado tem todo o interesse em potencializar projetos como o de Pelotas, e destacou o número de editais lançados neste ano com aporte de recursos para programas na área de ciência, inovação e tecnologia. “Temos projetos importantes em Pelotas e em toda a região Sul e o protagonismo deve ser da região, unindo a inteligência com a boa vontade, definindo as áreas de atuação e a governança, que é ponto-chave”, destacou Prodanov.

Os representantes das universidades também ressaltaram a necessidade de união de esforços para que o parque torne-se realidade. O prefeito Eduardo Leite  garantiu que a Prefeitura está trabalhando para viabilizar o projeto. ”É muito importante a iniciativa do governo estadual e estamos nos empenhando para que o parque seja implantado”, disse o prefeito.

Para ser contemplado, o Parque de Pelotas precisa atender a alguns requisitos, como observar os eixos temáticos do Programa RS Tecnópole, da SCIT, que compreendem o desenvolvimento científico e tecnológico regional, articulação e inclusão digital, promoção de setores estratégicos e fomento à inovação, sempre com vistas ao desenvolvimento econômico e social de cada região. O secretário Prodanov ofereceu toda a assessoria técnica para que o processo de credenciamento do parque seja apresentado no prazo.

O Rio Grande do Sul tem três parques tecnológico consolidados (Tecnopuc, Tecnosinos e Valetec) e mais 12 ainda não credenciados. A meta da Secretaria é que até o final de 2014 mais três estejam consolidados.

SCIT-RS

Próximos Eventos