+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

SCIT e Fiergs promovem evento para divulgação do programa

middle1366903247fiergsCom a participação de mais de 100 representantes de empresas, universidades e entidades, a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) promoveram hoje, 24, o workshop Incentivo Fiscal à Inovação Tecnológica, no Centro de Eventos da Fiergs. Durante o evento, cinco empresas assinaram o Termo de Ajuste ao Programa Pró-Inovação, que prevê incentivos fiscais a empresas que apresentarem projetos inovadores. Participaram do ato o secretário Cleber Prodanov e o presidente da Fiergs, Heitor  Müller.

O evento, uma parceria da Secretaria com a Fiergs,  serviu para as empresas receberem orientações sobre como usufrir do programa, que prevê redução de até 75% do ICMS incremental para projetos de inovação nas empresas.

Assinaram o termo de adesão e já passam a ser beneficiadas com o benefício fiscal as empresas S.A.S Plastic,  Comil ônibus, Fras-Le, Bettanin Indústria e Bebidas Fruki. Atualmente, já estão participando do programa 40 empresas, sendo que seis assinaram termo de ajuste no ano passado e estão usufruindo dos benefícios.

Segundo o secretário Cleber Prodanov, a inovação se baseia em quatro pontos fundamentais: os recursos humanos, os investimentos financeiros, acesso a tecnologias e os incentivos fiscais. “Estamos conseguindo no governo aliar todos esses elementos e o Programa Pró-Inovação atua como um incentivo aos empresários, que precisam inovar com conhecimento. Fazer inovação é uma tarefa difícil, mas com apoio técnico e de recursos humanos podemos transformar uma ideia em um produto competitivo.”

O presidente da Fiergs, Heitor Müller, avaliou o Pró-Inovação como uma iniciativa que concede incentivos fiscais com aspectos positivos. “Para superar e disputar um mercado complexo e volátil, as empresas necessitam atingir altos graus de produtividade e competitividade. Este objetivo será alcançado com a união de esfoços do poder público e iniciativa privada.”

Depois da assinatura dos termos de adesão, o diretor-tecnico da SCIT, Luciano Andreatta Carvalho da Costa, e a coordenadora do Programa, Cátia Bomfim, puderam esclarecer dúvidas e procedimentos aos presentes.

Fonte: SCTI-RS

Próximos Eventos